Muita gente admira o trabalho dos cães da Polícia Militar e tem curiosidade em saber como eles são treinados e onde vivem. Mas você sabia que é possível visitar o Canil Central da Polícia Militar e ver os cachorros em ação?
Para marcar a visita, é preciso enviar um email para [email protected].
A próxima visita vai acontecer no dia 20 de julho, domingo. E, para participar você precisa mandar seu e-mail a partir do dia 01 de julho de 2025.

créditos: @5bpchqcanil_oficial/ Canil da Polícia Militar
No passeio, as crianças e suas famílias podem conhecer o Canil da Polícia Militar, suas dependências, métodos operacionais e alguns cães de serviço.
De acordo com a instituição, os cães policiais auxiliam em diversas ações, como busca de pessoas desaparecidas, descoberta de criminosos, encontro de drogas, policiamento lado a lado com o policial em operação, entre outras atividades.
O Canil Central conta com 41 cães, mas é responsável pelos cuidados de saúde de todos os 27 Canis Setoriais da Polícia Militar no Estado de São Paulo. Eles começam a ser treinados logo quando nascem, a partir da primeira semana de vida, geralmente.
Há um gabinete de treinamento onde os adestradores treinam e avaliam o entrosamento com o policial tutor.
Os cães costumam trabalhar no máximo até 6 horas por dia. Quando completam 10 anos, se aposentam e o policial que trabalhou com ele tem prioridade na adoção.
Caso o tutor oficial não expresse esse desejo, a possibilidade é aberta para outros policiais do canil, para a polícia em geral e por último os civis, nesta ordem.
Visita ao Canil da Polícia Militar
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Horários: As visitas acontecem todo terceiro domingo de cada mês, as 10h. A lista de visitação abre todo dia 1º de cada mês. A visita é limitada a 30 pessoas e os visitantes são chamados de acordo com a ordem de envio dos e-mails.
Preços: Gratuito