Gratuito

Já foi

Foto: Divulgação/ João Caldas

Grátis! Literatura, gastronomia e música animam as Fábricas de Cultura em janeiro

Compartilhe

Por Marcela Matos

Criado em 08/01/22

As férias de janeiro serão animadas nas Fábricas de Cultura, entre a programação temos oficinas de poesia marginal, apresentações com músicos locais e gastronomia quilombola com vencedor do MasterChef 2020.

As Fábricas de Cultura são um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e, nas férias de janeiro, as fábricas terão uma programação gratuita com atividades online e presencial.

Todas as Fábricas de Cultura possuem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).

Confira a programação completa

Fábrica de Cultura Brasilândia 

Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Quem Prospera Sempre Alcança

No dia 21 de janeiro, das 15h às 16h, a Próspera Trupe de Teatro estará apresentando a peça “Quem Prospera Sempre Alcança”, uma produção musical que une texto e encenação

com circo-teatro. A apresentação é aberta ao público, tem duração de 45 minutos e participação livre.

Gastronomia Quilombola

No dia 28 de janeiro, das 18h às 19h, o campeão do Masterchef 2020, Hailton Arruda, estará ensinando ao público do Facebook receitas de pratos típicos quilombolas. O evento online é livre e aberto para todos os públicos.

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Brincadeirantes

No dia 19 de janeiro, das 15h às 15h30, o curta “Brincadeirantes” dirigido por Paulo Henrique Machado, conta a história de um grupo de crianças cadeirantes que vivem e brincam juntas. O evento é aberto ao público e tem classificação livre para todos os públicos.

Sete Chakras e Trio Café

Para comemorar o aniversário de São Paulo, o grupo Sete Chakras e o Trio Café estarão fazendo um show no dia 20 de janeiro, às 15h. O evento é aberto ao público e atividade livre para todos os públicos.

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

Elaboração de Editais

Natália Santos estará ensinando os artistas independentes a como escrever seus projetos como editais e equipamentos de cultura. A atividade será dividida em dois dias de encontros. Nos dias 18 e 20 de janeiro, sempre das 19h às 20h30.

A oficina será presencial e vai receber inscrições do dia 11 a 18 de janeiro. Para se inscrever basta ir à Fábrica de Cultura Jaçanã e preencher um formulário.

Giro Cultural em SP

No dia 27 de janeiro, às 19h30, O grupo Resistência Periférica estará apresentando o “Giro Cultural em SP” um bate papo para entender melhor o papel da cultura na sociedade. A atividade é aberta ao público e com classificação livre para todos.

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

Da Ponte Pra Cá, Nós Dança

O evento ocorrerá no dia 25 de janeiro, das 14h às 20h, e reunirá diversos grupos periféricos de dança para uma grande troca de atividade e experiências com workshops, bate-papos e batalhas de dança. A atividade é aberta ao público e com classificação livre.

Show com Rafael Duaity e Fernanda Coimbra

No dia 29 de janeiro, às 16h, Rafael Duaity e Fernanda Coimbra estarão fazendo uma apresentação musical com músicas que vão do estilo brega ao jazz. A atividade será livre e aberta ao público.

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

Exposição: Meios Antropofágicos

A exposição “Meios Antropofágicos” do artista Evandro Jeronimus, por meio de seus quadros, o artista compartilha suas pesquisas como professor-artista, Os trabalhos estarão em exibição dos dias 8 a 30 de janeiro, de terça a domingo, das 10h às 17h,. A atividade é livre e aberta ao público.

Oficina de Poesia Marginal 

No dia 22 de janeiro, das 18h às 21h, o Slam Capão realiza a oficina “Poesia Marginal”, um encontro presencial que irá abordar temas como o “por que a poesia marginal tem esse nome ?”, “qual a diferença entre a poesia marginal e a erudita?”. A oficina ainda terá espaço para trocar ideias e produção de poesias autorais. A atividade é livre e aberta para todos os públicos.

Fábrica de Cultura Diadema

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

O Palco É Livre

O cantor Léo Vaz estará se apresentando acompanhado pelo violinista Allan Spirandelli, também estará se apresentando o grupo Pluratis, reunindo dança e intervenção artística e nos intervalos o palco é livre. As apresentações serão nos dias 13 de janeiro, das 19h às 21h e no dia 15 de janeiro, das 15h às 17h. O evento é livre para todos os públicos e ocorrerá na Praça Lauro Michels.

Bibliotecas virtuais das Fábricas de Cultura

Youtube e SoundCloud

Literatura Africana de Língua Portuguesa

A equipe de Biblioteca no dia 12 de janeiro, das 11h às 12h, estará apresentando obras de autores africanos que tem o portugues como idioma oficial. O evento será transmitido pelo Youtube, é aberto ao público e tem classificação indicativa livre.

Negrosia: Poemas e Poesias Negras

No dia 17 de janeiro, das 11h às 12h, o auxiliar de leitura José Henrique estará conduzindo uma leitura de poemas e poesias de escritores negros. O evento será transmitido pelo Youtube, é aberto ao público e tem classificação indicativa livre.

Afasta de Mim esse Cálice: Canções de Resistência

Em formato de podcast a equipe da biblioteca irá no dia 17 de janeiro, das 14h às 15h, conversar e debater sobre o contexto de algumas músicas  brasileiras compostas e cantadas no contexto da ditadura. O evento será transmitido pelo Youtube, é aberto ao público e tem classificação indicativa para maiores de 12 anos.

Leitura do conto “O Que Queima” do escritor Itamar Vieira Junior

No dia 18 de janeiro, das 11h às 12h, a equipe da biblioteca disponibiliza um podcast com a leitura do conto “O Que Queima”, que faz parte do livro “Doramar ou a Odisseia” de Itamar Vieira Junior. O evento pode ser acompanhado pelo SoundCloud, é aberto ao público e tem classificação indicativa livre.

Passeio: Programação de Férias - Fábricas de Cultura

Recomendado: Todas as idades

Quando: Já foi

Horários: Variam de acordo com a atração

Preços: Gratuito

Onde: Fábrica de Cultura Brasilândia – Avenida General Penha Brasil, 2508, Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo - como chegar

site: fabricasdecultura.org.br/fabrica/brasilandia

Facilidades:

  • Alimentação
  • Banheiro adaptado
  • Metrô
  • Ar condicionado
  • Espaço Família
  • Rampas de acesso

Passeio: Programação de Férias - Fábricas de Cultura

Recomendado: Todas as idades

Quando: Já foi

Horários: Variam de acordo com a atração

Preços: Gratuito

Onde: Fábrica de Cultura Brasilândia – Avenida General Penha Brasil, 2508, Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo - como chegar

site: fabricasdecultura.org.br/fabrica/brasilandia

Facilidades:

  • Alimentação
  • Banheiro adaptado
  • Metrô
  • Ar condicionado
  • Espaço Família
  • Rampas de acesso

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 08/01/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74