compartilhe

Grátis! “Dia das Boas Ações” leva teatro, oficinas, circo, música e causas sociais ao Parque Ibirapuera

Já foi
Publicado em 04/04/19 e atualizado em 04/04/19

Vai passear com as crianças no fim de semana e ainda não sabe onde ir? A 4ª edição do Dia das Boas Ações oferece uma programação cultural e artística para as crianças e toda a família no dia 6 de abril, sábado, das 9h às 19h, no Parque Ibirapuera. Todas as atividades são gratuitas!

Será um dia inteiro com oficinas e apresentações de teatro, circo, poesia, dança e música, inclusive com atividades para bebês. O evento traz também sua Feira de ONGs com mais de 20 organizações. A agenda está cheia de atrações bacanas! Tudo acontece entre o Auditório e a Marquise, com entrada pelo portão 10.


Confira a programação completa:

PALCO CENTRAL

  • 10h às 11h – Orquestra de Berimbaus – A Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene interpreta toques da capoeira, canções e ritmos da música brasileira, de forma solene e inusitada. Performances de capoeira e samba-de-roda completam o espetáculo. Realização: Morro do Querosene.
  • 13h às 13h30 – Good Morning SP Mix – Este espetáculo traz muita música (reggae, rock, rap e MPB), coreografias e humor (crônicas e textos incidentais) desenvolvendo várias cenas com situações inusitadas, onde o tema da inclusão está sempre presente, já que os atores são todos cadeirantes. Realização: Oficina dos Menestreis.
  • 17h30 às 18h30 – Ilú Obá de Min – O grupo entoa cantos e danças advindos das culturas populares, realizando uma grande ópera de rua comandada pela força dos tambores. O protagonismo é inteiramente feminino e vem das mulheres a força para lutar por uma sociedade menos racista, sexista, machista e discriminatória. Realização: Ilú Obá de Min.

VILA DIVERSIDADE

  • 9h30 às 10h – Teatro Denúncia – Um neto malandro, uma família negligente, um motorista desinteressado, um sistema público ineficiente, um viúvo buscando um grande amor. Essas são algumas das histórias contadas no espetáculo, que faz diversas críticas sociais e emocionais sobre o dia a dia de muitos idosos, sem deixar de adicionar uma boa dose de humor em cada história. Realização: ONG Liga Solidária.
  • 11h às 11h30 – Espetáculo da Diversidade – Composto por bailarinos com síndrome de Down, a apresentação ressalta a pluralidade do ser humano através de diferentes expressões artísticas, proporcionando ao público um novo olhar para as relações humanas. Realização: ONG Movimentarte.
  • 11h45 às 12h30 – Oficina de Bonecas Abayomis – Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. Realização: Projeto Entrenós e Projeto Social Família 18.
  • 13h às 13h45 – Circo Social Aldeias Infantis – Serão realizados dois espetáculos: O Fantástico Mundo do Circo Social e o Circo Feminino. Ambos reúnem inclusão, arte educação cultural e linguagem circense. Realização: Aldeias Infantis.
  • 15h30 16h30 – Slam das Minas – A competição, em que as poetas recitam poesias autorais durante três minutos e são avaliadas por um júri popular com notas de 0 a 10, surgiu da necessidade das mulheres de enviar representantes para o campeonato nacional Slam BR e para a disputa mundial de poesia. Realização: Slam das Minas.

VILA SUSTENTABILIDADE

  • 9h às 10h30 – Oficina Só Latinhas – A instalação de lixeiras “Só para latinhas” busca evitar que catadores se machuquem ao procurarem latinhas nos lixos comuns e sintam um espaço de empatia construído pela sociedade, demonstrando que são pessoas que reconhecem o seu trabalho e se preocupam com todos eles. Realização: Pimp My Carroça.
  • 10h às 12h – Oficina Resgatando orquídeas – Workshop de sensibilização socioambiental, onde Voluntários receberão orquídeas para serem resgatadas do descarte, através da técnica de fixação em árvores. Realização: Ohquidea.
  • 14h30 às 15h30 – A música e o Palhaço – Guiado pelo som contagiante da banda, Duilho (o palhaço) chega para assistir a apresentação. Observando os músicos tocarem, o palhaço logo se anima e deseja ser o novo integrante da banda. A partir dessa ideia, o Duilho tentará, de formas inusitadas, conquistar a plateia e os músicos. Será que ele consegue? Composto por músicos e um palhaço, o grupo destaca-se pela interatividade e sonoridade musical. Realização: Chorojass Band.

ESPAÇO RAIZ

  • 10h às 11h – Em busca da moda perfeita – Com o uso de um tabuleiro que envolve os participantes em torno do ciclo de produção e consumo de uma peça de vestuário, durante as etapas do jogo, serão propostos desafios e possibilidades para uma produção mais humanizada e menos poluente. Realização: Instituto Ecotece.
  • 11h15 às 12h – Ecogame: Missão Humanitária – Jogo cooperativo em que os participantes têm como finalidade “salvar uma comunidade” da qual fazem parte. A meta é dividir um bem comum que se chama água, elemento vital para nossa existência. Deverão também reflorestar com “araucárias” uma grande área devastada. O objetivo do jogo é que todos trabalhem juntos. Realização: Surya Solidária.
  • 10h às 16h – Reforma da Kombosa – Intervenção Artística no veículo que é a ferramenta de transporte de doações e atividades lúdicas para as pessoas em situação de rua. Além disso, o grupo levará diversas atividades lúdicas para as crianças como: óculos 360º, pintura de rosto, miçanga entre outros. Realização: ONG Kombosa Solidária.

ESPAÇO BOSQUE

  • 9h às 18h00 – Parque Sensorial Natural – Instalação composta por diversas estações de brincar, criadas com elementos naturais e que buscam estimular sensorialmente bebês e crianças, promovendo o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo, além de estimular as relações afetivas entre os participantes. Realização: Coletivo Parque de Bambu.
  • 12h às 12h30 – Percussão Corporal – Uma experiência musical por meio da prática de instrumentos de percussão e movimentos corporais. Exploração de fontes sonoras não convencionais como garrafas Pet e utensílios de cozinha para a criação e interpretação de diferentes ritmos. Realização: Lar das Crianças CIP.
  • 13h às 15h – Casada Consigo Mesma – Palhaças vestidas de noivas abordam as mulheres perguntando se gostariam de se casar com elas mesmas. O objetivo da apresentação é que as mulheres resgatem seu amor próprio por meio do empoderamento feminino. Realização: Cia Asfalto de Poesia.
  • 16h30 – Pulse – Cena cômica com esquetes clássicas de palhaço. Um palhaço persistente que mesmo sendo atrapalhado tenta, com a ajuda do público, montar uma banda e fazer um filme, com muito humor e diversão. Realização: Wellington Dias.

TENDA ATADOS

  • 12h às 13h30 – Roda de conversa Pimp My Carroça – Contando com a presença de carroceiros, esta roda de conversa tem como objetivo dialogar sobre a importância do movimento que luta para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade, e a importância deste trabalho para a sustentabilidade e destino corretos dos resíduos. Realização: Pimp My Carroça.
  • 14 às 15h – Diálogos pela diversidade: política e sociedade – Roda de conversa sobre como é possível potencializar a luta pela diversidade. Realização: Atados e Convidados.
  • 15h às 16h – Cruzando Fronteiras – Com a participação de pessoas em situação de refúgio, que são professores de suas línguas nativas (árabe, inglês e francês) e fazem parte do projeto Abraço Cultural. A oficina visa a aproximação cultural através do ensino do uso de turbantes, caligrafia árabe e dança do ventre. Realização: Abraço Cultural.

Apresentações itinerantes

  • 11h30 às 12h15 – Travessia – A intervenção poético-literária Travessias personagens que promovem um encontro entre o sertão mineiro dos escritores Guimarães Rosa e o de Antônio Cândido. As músicas foram inspiradas em cirandas, prosas fiadas por violeiros, baseadas no cancioneiro popular. Realização: Flor de Chita.
  • 10h30 às 18h – Tênis no Parque – Oficina que possibilitará o público praticar atividades físicas e esportivas orientadas, e também momentos de lazer tendo como principal atrativo a modalidade Tênis de Campo. Realização: Instituto Patrícia Medrado.
  • 14h às 16h – Leitura Surpresa – Os poetas do Sarau do Binho vão oferecer a leitura de poemas e pequenos trechos de livros de autores das periferias. Livros sobre temáticas diversas serão distribuídos ao público. Realização: Sarau do Binho.

Em sua quarta edição no Brasil, o Dia das Boas Ações, é o maior movimento de voluntariado do mundo e promovido para despertar o engajamento em diversas causas sociais. No país, a iniciativa é realizada pelo Atados, uma plataforma social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento nas diversas possibilidades de voluntariado, e pela Muda Cultural, produtora de eventos culturais.

Crédito das imagens: Divulgação/Reprodução

Galeria:
Passeio: Dia das Boas Ações 2019
Recomendado: Todas as idades
Quando: em Já foi
Horários: das 9h às 18h
Preços: Gratuito
Onde: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana - São Paulo
[como chegar]
Informações: (11) 5574-5045
Site: ter.li/parqueibirapuera
Facilidades:
• Ambulatório
• Estacionamento pago
• Banheiro adaptado
• Rampas de acesso
• Bicicletário
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Dia das Boas Ações 2019
Recomendado: Todas as idades
Quando: em Já foi
Horários: das 9h às 18h
Preços: Gratuito
Onde: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana - São Paulo
[como chegar]
Informações: (11) 5574-5045
Site: ter.li/parqueibirapuera
Facilidades:
• Ambulatório
• Estacionamento pago
• Banheiro adaptado
• Rampas de acesso
• Bicicletário
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
É amanhã!

Encantador: Cia Imago celebra 20 anos com três espetáculos de teatro de bonecos fluorescentes no Teatro Alfa

06/03 a 30/06
Passeios
É amanhã!

É festa! Grupo Triii comemora 10 anos de muita música com shows no Teatro MorumbiShopping

06/04 a 28/04
Passeios
Hoje tem!

De deixar o cabelo em pé! Museu da Energia leva experimentos para crianças e adultos aprenderem brincando

06/04 a 18/05
Gratuito
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Abril de 2019. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!