O clima de Carnaval chegou em SP trazendo uma programação gratuita de atividades e desfiles para as crianças. Dentre elas, estão oficinas de criação, poesias e história, blocos e bailes realizados nas Fábricas de Cultura e na Rede de Museus-Casa Literárias.
A agenda acontece em todos os cantos da cidade e no litoral. As atividades são gerenciadas pela Poiesis, um programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Cada participante poderá confeccionar as suas próprias peças carnavalescas.
Exibição de filmes, documentários e animações relacionadas ao Carnaval.
O educador Gustavo Margarina ensinará usar folhas secas para reinventar e ressignificar a natureza e as tradições carnavalescas.
O Grupo Baque CT se apresentará enquanto o público terá contato com o “Maracatu de Baque Virado” através de sua história, toadas tradicionais, passos de dança e as formas de tocar cada instrumento percussivo.
A educadora Agatha Pereira ministra a oficina de confecção de máscaras carnavalescas, retornando às antigas tradições carnavalescas de agremiações, clubes e bailes da cidade.
Com ajuda de Gabriel Matera, cada participante se caracterizará para aproveitar a folia.
Trazendo um cortejo e muita música, as crianças poderão se divertir com artistas circenses, bonecos gigantes. O Bloco Jatobá ainda completa 13 anos e retorna este ano às ruas para fazer a alegria de todos.
Festival de desfiles de Carnaval nas ruas do entorno do Largo da Matriz Nossa Senhora do Ò.
Cada participante será ensinado a criar adereços de Carnaval com o material disponibilizado no local. No fim, as peças farão parte da decoração de um bailinho com a criançada. A atividade ocorrerá no período da manhã, das 9h às 11h, e durante à tarde, das 14h às 16h. Cada sessão tem o limite de 12 participantes.
A sessão exibirá o filme “Trinta” (2014), que conta a trajetória de Joãosinho Trinta, desde o anonimato à fama, quando assumiu o posto de carnavalesco da tradicional escola de samba carioca Acadêmicos do Salgueiro, em 1974.
Ana Cacimba, multiartista periférica e descendente quilombola, anima o ambiente com ritmos tradicionais através de canções, histórias e danças.
Na terça, 14, a atividade acontece das 14h às 19h, e na quarta, 15, das 9h às 14h.
Em homenagem à tradição de confecção e desfile de bonecões nos carnavais serão produzidos cabeções com materiais recicláveis e desfilarão pelas ruas da cidade.
A charanga “Eh Mestre Charanguete!”, formada por músicos iguapenses, se apresentará com peças de grandes intérpretes da música nacional e fará releitura de marchinhas e frevos.
Uma roda de conversa que abordará a história do carnaval dos trabalhadores pretos, além de abordar os desfiles de carros, conhecidos como “corso”. Será realizado pelos educadores: Rodrigo Vieira, Ronei Gulke e Arthur Major.
A criançada poderá se divertir fazendo adereços temáticos do carnaval feito antigamente, inspirado no livro de Mário de Andrade “Paulicéia desvairada”. A oficina será realizada pelos educadores Arthur Major e Irlani Carvalho.
A Cia Conto no Pé da Árvore anima a folia com música e dança para a criançada.
Cada participante criará poesias a partir do livro “O Sol de Outono”, de Sílvia Alves.
Ação com objetivo de mostrar a importância da comemoração do Carnaval para a cultura brasileira.
Ação com participação de educadores, aprendizes e moradores para comemoração do Carnaval por meio de um baile musical pelas ruas da região.
Para comemorar o aniversário de Osasco e homenagear a escritora Carolina Maria de Jesus, antiga moradora do município, será realizado um baile de Carnaval no bairro Rochdale, com parceria do projeto Cultura na Calçada.
Histórias do período carnavalesco Brasil afora, com base no livro Maracatu, de Toni Brandão, e organização da Equipe de Biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã. A transmissão é via canal das Fábricas.
Programação para mês do carnaval nas Fabricas de Cultura
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: varia conforme a atividade
Preços: Gratuito