Da Redação

Criado em 27/04/20

Fotos: Reprodução / Divulgação

Governo de SP cria linha de microcrédito para empresas do setor cultural durante pandemia do COVID-19; entenda

Compartilhe

Dentre as várias dúvidas que a pandemia do COVID-19 gerou nos últimos tempos, uma delas é a seguinte: como os profissionais da cultura vão sobreviver a essa crise que tem estendido cada vez mais suas indispensáveis restrições e quarentenas?

Pouca gente sabe, mas a cultura gera 1 milhão de empregos no Brasil e movimenta mais de R$10 bilhões na economia. Sendo que um dos primeiros setores mais afetados (e que está previsto para ser um dos últimos a voltar à normalidade) foi o da cultura. Causando, da noite para o dia, o corte da renda de milhões de artistas.

Quem não se lembra? De uma hora pra outra, os shows foram cancelados, os cinemas fechados e as cortinas dos teatros se fecharam. No fim das contas, grandes festivais e eventos culturais foram impedidos de acontecer; até a publicidade teve de parar com seus testes e suas gravações habituais.

Somos um país reconhecido no mundo todo por nossa criatividade artística! Só em São Paulo, onde está 47% do PIB criativo brasileiro, a cultura e a economia criativa representam quase 4% do PIB estadual. Sabe o que isso significa na prática? São cerca de 330 mil empregos, que envolvem cerca de 100 mil empresas e instituições em torno deles.

Já existem duas linhas de mobilização

A principal linha de mobilização contra esse cenário negativo vem do secretário de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. Ele já anunciou que vai ser disponibilizada, via Banco do Povo, uma linha de microcrédito em condições facilitadas para as empresas do setor que se enquadram em micro e pequenas empresas.

Serão alocados R$25 milhões, com juros de 0,35% ao mês, 90 dias de carência e até 36 meses para pagar. Além disso, a expectativa do secretário é de que essa linha de crédito seja aumentada em cinco vezes, e que uma linha para empresários de maior porte seja duplicada.

Outra linha de mobilização tem ocorrido pelas redes sociais, no sentido de cobrar um posicionamento da parte da Secretária Especial da Cultura, Regina Duarte. Profissionais do setor teatral têm divulgado uma série de vídeos convocando ações da atual gestão da Secretaria da Cultura.

Frente a isso a Secretaria Especial da Cultura divulgou uma pesquisa para realizar um levantamento dos efeitos da pandemia no setor. Segundo a Articulação de Trabalhadores e Arte da Cena, que encabeçou o movimento, desde então nenhuma outra ação efetiva foi posta em prática.

Leia mais:

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 27/04/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74