Por Daya Lima

Criado em 01/04/22

Fotos: Reprodução / Divulgação

Pais e filhos seguros: Conheça os golpes no WhatsApp e como se prevenir

Compartilhe

Os golpes por WhatsApp são cada vez mais comuns, e se os pais e responsáveis caem em golpes, imagine os pequenos que têm celular e conta no aplicativo? Como qualquer aplicativo, este também pode ser perigoso, caso não sejam tomados os cuidados necessários. 

O WhatsApp está presente na maior parte dos celulares brasileiros, é estimado que no país sejam mais de 120 milhões de usuários. Para manter a sua conta e das crianças seguras, conheça alguns dos golpes mais comuns – e o que fazer caso o golpe aconteça!

Um dos golpes mais comuns utilizados pelos criminosos no WhatsApp é se passar por uma empresa conhecida oferecendo descontos, promoções e até mesmo anunciando que você tenha ganhado algum sorteio ou bônus. A partir daí a pessoa entra em uma página da internet – muito parecida com a da empresa verdadeira – e coloca os dados que eles pedem.

Com isso, são pegas as informações e os criminosos têm livre acesso a contas bancárias, senhas, etc. Muitas vezes o golpe é mais direto, pedindo uma transferência ou pagamento de algum boleto para pagar alguma dívida ou serviço contratado. A pessoa, na inocência, acaba pagando e perdendo o valor. 

Outro golpe que utiliza da inocência e desconhecimento das pessoas é o golpe do código de segurança. A pessoa recebe uma mensagem de uma empresa pedindo um código de verificação (que é recebido neste mesmo contato) e dizendo que com o envio deste código conseguirá solucionar determinado problema e até mesmo a aprovação de algum serviço. 

Assim que a vítima envia este código, que é o código de seis dígitos que dá acesso ao próprio WhatsApp (aquele que usamos para autorizar o aplicativo no aparelho celular), oWhatsApp é clonado. Assim, o criminoso consegue falar com seus contatos se passando por você – normalmente pedindo dinheiro aos seus conhecidos. O que gera dores de cabeça e até mesmo mal entendidos. 

Mas o que fazer se algum desses casos acontecer? Em caso de clonagem do seu número do WhatsApp o primeiro passo é: avisar seus contatos, evitando assim que eles transfiram dinheiro para os golpistas. Feito isso, tente recuperar sua conta. Para isso, entre novamente no aplicativo e confirme – somente no WhatsApp – o novo código enviado. Assim, outra pessoa que estiver usando seu WhatsApp será desconectada na hora.

Caso não consiga acesso na hora, devido uma configuração chamada “confirmação em duas etapas” você só conseguirá acesso em sete dias. Mas mesmo assim os golpistas serão desconectados. Acesse também a central de ajuda pelo WhatsApp aqui. 

Para denunciar golpes é necessário ter comprovantes da situação: um print da conversa (foto da tela) e comprovante do pagamento. Com isso, você poderá fazer a reclamação no banco e também um boletim de ocorrência. 

Além disso, você pode fazer uma reclamação no Banco Central – caso tenha algum tipo de problema com o banco para onde foi transferido o dinheiro. Para isso, acesse aqui.

Existe também a possibilidade de entrar na Justiça contra o aplicativo para tentar recuperar o dinheiro. 

A primeira dica para se proteger de golpes no WhatsApp é sempre desconfiar. Sempre confirme os dados de quem entrar em contato com você pedindo alguma quantia. Além disso, nunca passe seu código de seis dígitos do WhatsApp para ninguém. Assim só você terá acesso a sua conta.

A confirmação em duas etapas, também chamada de dois fatores,  tem sido uma ótima aliada para a segurança de dados. Ative ela nas configurações do seu WhatsApp! Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR! Crie uma senha, digite seu e-mail e tá pronto!

 

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 01/04/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74