Por Daya Lima
Criado em 02/05/22
Imagem Unsplash
Sair de casa com as crianças é sempre bom para desestressar e liberar um pouco da energia acumulada. Mas, os passeios em locais abertos como parques, ou locais muito cheios podem tornar o passeio um tormento se os pequenos escaparem do campo de visão dos pais.
Mas, a fim de manter a calma e reverter a situação o mais rápido possível, listamos aqui algumas dicas do que fazer quando perceber que uma criança sumiu. Confira!
Leia mais: Certidão de nascimento ou RG? Como tirar a Carteira de Identidade de bebês e crianças
Não faça uma busca silenciosa: ao constatar que a criança está perdida, não seja polida ou tenha vergonha da situação.
Comece a falar o mais alto possível que o seu filho está perdido, pois as chances são maiores das pessoas ao redor se mobilizarem para ajudá-la!
Na praia, muitos pais costumam pedir que os outros ao redor batam palmas, num sinal de alerta já que isso chama a atenção de que algo está acontecendo e também pode despertar a criança perdida – que muitas vezes não se dá conta de que se distanciou dos responsáveis.
Especialmente para as menores, apenas gritar o seu nome não resolverá a situação. É importante que os pais digam em tom alto características físicas específicas do filho que ajudarão terceiros a identificá-lo.
Quanto mais detalhes, maiores são as chances de encontrá-lo!
Já em contato com o administração do local, não hesite em aceitar o pedido de anunciar o desaparecimento da criança pelos alto-falantes de supermercados, shoppings e parques.
Mais do que dizer o nome, é preciso que a mensagem passada tenha detalhes que ajudam o público a procurá-la.
Caso seja difícil especificar os detalhes da criança pelo nervoso do momento, recorra a uma imagem recente dela em seu celular.
Para isso, uma orientação de prevenção dos profissionais é fazer uma foto do pequeno sempre antes de sair de casa, assim ela estará o mais atualizada possível.
Ao perceber a movimentação de quem está no entorno, reúna-se rapidamente com eles e peça para que cada um vá para uma direção diferente procurando pelo pequeno.
Caso o sumiço tenha acontecido em um local fechado, como supermercado ou shopping, é fundamental um dos responsáveis estar na porta do estabelecimento.
Enquanto civis auxiliam na busca pela criança, é fundamental que a guarda do local ou até mesmo a polícia governamental seja acionada diante do sumiço.
Ainda que possa existir o receio ou a vergonha de chamá-la caso a criança seja encontrada antes deles chegarem, o desaparecimento infantil é uma situação grave e deve ser tratada como tal.
Ao encontrar a criança, o mais importante é confortá-la emocionalmente pelo o que aconteceu e analisá-la de perto para verificar que ela não tem nenhum sinal de agressão física ou comportamento estranho após o incidente.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 02/05/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74