Não é fácil mostrar aos filhos todo o amor que a gente sente por ele. Mas o dia do aniversário é sempre um bom momento para pais e mães marcarem essa data de forma especial. E o bacana é que não precisa muito. Crianças têm gostos simples e valorizam pequenas coisas, especialmente quando estão no centro das celebrações, como é o caso do dia do aniversário.
Aqui vão algumas dicas básicas para tornar a data memorável e demonstrar o quanto aquele dia é único.
- faça uma contagem regressiva – dependendo da criança dá para começar a contagem regressiva com 30 dias. Para os menos ansiosos, basta uma contagem regressiva de 10 a 0, mas já ajuda a criar o clima e se preparar para a grande comemoração.
- selecione fotos das várias fases da vida do seu filho e espalhe pela casa – isso vai ajudar a valorizar a data e mostrar para a própria criança a caminhada da vida, a evolução que vem ano após ano.
- prepare um café da manhã com tudo que ele tem direito – pelo menos neste dia, pense no que ele ou ela mais gosta de comer e capriche. Deixe a dieta ou o cuidado com a saúde para outros dias do ano. Agora é a hora de agradar o aniversariante e conquistá-lo pela barriga!
- suspenda naquele dia as atividades tidas como chatas em casa – lição de casa, ajudar nas tarefas – no dia do aniversário, quebre a rotina e deixe a criança livre para celebrar a data e curtir um momento especial. No dia seguinte, tudo volta ao normal.
- libere a tv, o videogame etc – dia de celebrar – vale a pena também abrir exceções, liberar a televisão e o videogame… Tudo para o aniversariante!
- faça tudo como ele gosta, sem se importar com os outros – o centro da festa deve ser a criança, não os vizinhos e nem tão pouco os parentes. Se vai fazer festa, escolha o tema que vai mais agradar o pequeno aniversariante, deixe que ele participe das escolhas e defina como vai ser a comemoração. Importa somente que ele ou ela fique feliz no dia dele. Mostre para a criança a atitude que está tomando para que se sinta valorizado e respeitado de verdade.
- compre presentes que ele realmente deseja – no aniversário criança pequena não gosta de roupa, quer brinquedo. Tem aquelas que pedem muito e outras que não pedem nada. Tente descobrir o que ela gostaria de ganhar e faça surpresa. Muitas vezes não é o valor do presente que importa, mas o quanto o desejamos.
- deixe ele curtir o dia desde a meia noite da véspera, se já for crescidinho – para os maiores, vale a pena também abrir uma exceção e deixar esperar a meia-noite para ganhar os parabéns!
- ressalte sempre a importância de celebrar a vida – para os mais espiritualizados, o aniversário é sempre uma data importante, o começo de um novo ciclo e já devemos planejar o novo ciclo nos 30 dias que antecedem o aniversário. Dependendo da idade da criança, podemos mostrar isso a ela para que aprenda a fazer planos e a perceber que sempre que faz aniversário entra em um novo ciclo da vida, com novas responsabilidades.
- diga a ele ou a ela o quanto esse dia é importante para você, sempre, mesmo que ele já saiba – nunca é demais dizer eu te amo, escrever bilhetes, cartinhas e gravar vídeos para eles nesta data. Muitas mães e pais gostam até de falar baixinho ao ouvido deles, quando já estão adormecidos, o quanto os amam e como querem que eles ou elas sejam felizes. O coração escuta, e guarda a informação lá no fundinho.