Por Juliana Gottardi
Criado em 29/09/25
Fotos: Reprodução / Divulgação
A FIFA apresentou oficialmente os três mascotes da Copa do Mundo 2026, que será realizada em três países anfitriões: Canadá, México e Estados Unidos.
A novidade marca a primeira vez que um Mundial contará com mascotes de três nações diferentes, unindo tradição, cultura e a paixão pelo futebol.
Cada mascote representa um país-sede, refletindo a cultura, a história e a diversidade de cada nação:
Maple é um goleiro dedicado que viaja por todas as províncias e territórios do Canadá, conectando-se com as pessoas e celebrando a rica cultura local. Com habilidades especiais para defesas e um coração cheio de força, Maple combina talento em campo e histórias sem fim fora dele.
Zayu é um atacante ágil e engenhoso, nascido nas selvas do sul do México. Representa a herança cultural mexicana e o espírito vibrante do país. Fora do campo, Zayu promove a cultura mexicana por meio da dança, comida e tradições, unindo pessoas através das fronteiras.
Clutch é um meio-campista destemido, com sede de aventura e curiosidade. Voando pelos Estados Unidos, ele abraça cada cultura e momento com otimismo e liderança. Inspirador dentro e fora de campo, Clutch mobiliza sua equipe e transforma desafios em oportunidades.
Esta será a 16ª edição consecutiva do torneio a contar com mascotes oficiais. Desde suas primeiras versões, os mascotes da Copa do Mundo já foram inspirados em humanos, animais, frutas e até conceitos etéreos, sempre com o objetivo de transmitir a essência do evento e aproximar torcedores de todas as idades.
A edição de 2026 também é histórica por ter três sedes simultâneas. Até agora, somente a Copa do Mundo de 2002, realizada no Japão e Coreia do Sul, teve mais de um país como anfitrião.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 29/09/25. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74