Que tal aproveitar o período de férias e viajar com a família para aproveitar o clima de inverno em um evento de música clássica gratuito?
Entre os dias 01 e 30 de julho, a 53ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão acontece em três palcos da cidade do interior, além da Sala São Paulo, localizada na capital paulista. No total, serão realizados mais de 60 concertos.
A atração é promovida pela Fundação Osesp, em parceria com a Prefeitura de Campos do Jordão e a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.
Como será o Festival de Inverno de Campos do Jordão?
Ao todo, serão realizados mais de 60 concertos com entrada gratuita, divididos em três locais do município de Campos do Jordão:
- Auditório Cláudio Santoro, com apresentações de sextas a domingos;
- Parque Capivari, com apresentações aos sábados e domingos;
- Capela São Pedro, localizada no Palácio Boa Vista, com apresentações aos sábados e domingos.
Além destes locais, a Sala São Paulo, localizada na capital paulista, também terá uma agenda de apresentações, a serem realizadas tanto na Sala do Coro, de terça a quinta, com performances de artistas do festival, quanto na Sala de Concertos, aos sábados e domingos.
Qual a programação do Festival de Inverno de Campos?
Entre as apresentações programadas destacam-se as seguintes:
- 1º de julho, sábado: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), com o diretor musical Thierry Fischer e o pianista britânico Stephen Hugh;
- 07 de julho, sexta-feira: Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, regida por Fabio Mechetti, celebrando os 150 anos de Rachmaninov;
- 15 de julho, sábado: Orquestra Filarmônica de Goiás, sob a batuta de Neil Thomson, em um programa com compositores brasileiros;
- 22 de julho, sábado: Coro da Osesp com a maestra Sofi Jeannin cantando as Luzes do Ártico;
- 28 de julho, sexta-feira: Camerata Antiqua de Curitiba, com orquestra e coro interpretando o oratório Joshua, de Haendel;
- 29 de julho, sábado: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), com a regente mexicana Alondra de la Parra e o violoncelista americano-brasileiro Gabriel Martins.
A premiação do Festival de Inverno de Campos do Jordão
Quem for o (a) bolsista que tiver mais destaque durante a edição de 2023 será contemplado (a) com o Prêmio Eleazar de Carvalho, que concede uma bolsa de US$ 1.400 mil (mil e quatrocentos dólares) mensais para um período de até nove meses de estudos no exterior, em uma instituição a ser escolhida pelo (a) vencedor (a). Os custos com as despesas de viagem entre o Brasil e o país de destino serão cobertos.
Vale ressaltar que, além da premiação citada acima, a Fundação Osesp poderá premiar outros bolsistas que eventualmente possam se destacar durante as atividades na Academia de Música da Osesp.
Informações sobre ingressos
Apesar da entrada ser gratuita, é necessário ficar atento ao período de retirada de ingressos de cada local participante. Dá uma olhada nas orientações:
Campos do Jordão
- Auditório Claudio Santoro: retirada de ingressos a partir de cinco dias antes do concerto, através do site. O número é limitado a quatro entradas por pessoa e depende da capacidade do local. Além disso, haverá uma cota de ingressos para ser distribuída no dia, 1h antes do concerto.
- Capela do Palácio Boa Vista: retirada de ingressos a partir de cinco dias antes do concerto, através do site. O número é limitado a duas entradas por pessoa e depende da capacidade do local. Além disso, haverá uma cota de ingressos para ser distribuída no dia, 1h antes do concerto.
- Parque do Capivari: a entrada não necessita de retirada de ingressos.
São Paulo
- Sala São Paulo: retirada de ingressos a partir de cinco dias antes do concerto, através do site. O número é limitado a quatro entradas por pessoa e depende da capacidade do local. Além disso, haverá uma cota de ingressos para ser distribuída no dia, 1h antes do concerto.
- Sala do Coro: retirada de ingressos a partir de cinco dias antes do concerto, através do site. O número é limitado a duas entradas por pessoa e depende da capacidade do local. Além disso, haverá uma cota de ingressos para ser distribuída no dia, 1h antes do concerto.
Como chegar em Campos do Jordão?
A cidade está localizada na região da Serra da Mantiqueira, aproximadamente 180 km de carro da capital paulista. Sua principal via de acesso é a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro.Os aeroportos mais próximos são os de São José dos Campos, que fica a 80 km de distância, e de Guarulhos, a cerca de 150 km de distância.
Você conhece Campos do Jordão?
Município do interior de São Paulo com uma população estimada em 52.713 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campos do Jordão é conhecido pelo clima de inverno, já que está localizado em 1.628 metros acima do nível do mar.
A cidade foi emancipada de São Bento do Sapucaí em 1934 e, a partir da década de 1950, tornou-se um dos principais pontos turísticos de inverno do país, sendo chamada de “Suíça Brasileira”.
Vai neste passeio? Confira as dicas do SP Crianças!
- Por ser uma cidade com clima frio, já que é a mais alta do país em termos de altitude, é importante reforçar o agasalho.
- Durante a alta temporada, o trânsito na cidade pode ser considerado um problema;
- É indicado procurar as reservas de hotéis com antecedência. Para te ajudar, aqui no SP Crianças você consegue 15% de desconto na estadia do Hotel Serra da Estrela. SAIBA MAIS AQUI!
Criado em 01/07/19