Crédito: Divulgação
No mês de junho, São Paulo recebe o inovador “Festival de Cinema Acessível Kids – a serviço da inclusão educacional”. O projeto, que conta com o selo da Unesco, aproxima da sétima arte as crianças com deficiência visual, auditiva e intelectual, mostrando como educação, cultura, tecnologia e solidariedade podem ser agentes de transformação e inclusão social.
Em São Paulo, o projeto acontecerá no clube “A Hebraica” (rua Hungria 1.000, Teatro Arthur Rubinstein), nos dias 6 e 7 de junho e em dois CEUs no dia 8, também em junho. No primeiro dia na Hebraica, das 9h às 15h acontece uma oficina para educadores.
No dia seguinte, acontece a exibição do filme “Malévola”, às 9h e às 14h. O filme será exibido com audiodescrição, Libras e legendas descritivas. A entrada é franca, mas é preciso fazer a inscrição pelo e-mail [email protected].
No dia 8, o projeto vai, com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, às 10h ao CEU São Rafael, à rua Cinira Polônio, 100, Conjunto Promorar Rio Claro; e às 15h30 no CEU Meninos, à rua Barbinos, 111, no bairro de São João Climaco. Em ambos os CEUs o filme exibido também será “Malévola”. Segundo Sid Schames, 20 gestores da Secretaria Municipal da Educação participarão da Oficina para Educadores do dia 6 na Hebraica.
O Festival de Cinema Acessível Kids traz como diferencial a adaptação de obras cinematográficas infanto-juvenis, mas que fazem sucesso com a família toda. Oferece conteúdo acessível de qualidade para uma parcela da população privada do direito de ter acesso à magia do cinema.
As ações de inclusão cultural para o público das pessoas com deficiência são raras e, quando existem, invariavelmente assistencialistas.
De acordo com Sidnei Schames, coordenador do projeto, os filmes têm audiodescrição das cenas para quem não enxerga, janela de libras para quem não ouve e legendas descritivas para quem não sabe Libras.
“Para chegar às telas de cinema com toda a acessibilidade necessária, tudo é gravado em estúdio. É preciso tecnologia e muita sensibilidade”, diz. E acrescenta: “Todos somos diferentes, mas podemos compartilhar uma mesma sala de cinema. Nas sessões tem o pai com deficiência visual, com o filho que enxerga; a filha com deficiência auditiva com a mãe que escuta, crianças com deficiência intelectual ou mental…e todos estão juntos se divertindo dentro do cinema”. David, filho de Sidnei, hoje com 15 anos, diz: “criamos o Festival para todo mundo ser igual. Não igual no sentido de ter as mesmas características, mas os mesmos direitos e possibilidades. É um momento de inclusão estar todo mundo, pessoas com e sem deficiência, assistindo ao filme.”
Quando David e Sid contam sobre pessoas sem deficiência, se referem também a quem vai às exibições como um exercício de aprendizado e empatia.
“Fizemos sessões em escolas, onde as crianças assistem aos filmes de olhos fechados para sentir como é um mundo sem imagens. Assim, esses alunos se colocam na posição do Outro e aprendem a entender e respeitar as diferenças”, reflete Sid.
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: Depende da sessão
Preços: Gratuito
Observações: inscrição pelo e-mail [email protected]
Onde: Teatro Arthur Rubinstein | Clube Hebraica – Rua Hungria, 1000, Jardim Europa - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 3818-8800
site: ter.li/clubehebraica
Facilidades:
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: Depende da sessão
Preços: Gratuito
Observações: inscrição pelo e-mail [email protected]
Onde: Teatro Arthur Rubinstein | Clube Hebraica – Rua Hungria, 1000, Jardim Europa - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 3818-8800
site: ter.li/clubehebraica
Facilidades:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Hoje tem
14/04 a 20/12
19/12 a 23/12
31/10
Gratuito
25/10, 26/10
Hoje tem
03/10 a 25/10
Hoje tem
Gratuito
16/08 a 27/10
Hoje tem
18/08 a 05/11
25/10
Hoje tem
29/09 a 30/12
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 03/06/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74