compartilhe

Feriado: teatro, música e dança na segunda edição do “Museu do Ipiranga em Festa!”, no Parque da Independência

Já foi
Publicado em 03/09/18 e atualizado em 10/09/18

Que tal celebrar o feriado do Dia da Independência com muita cultura brasileira? A USP e o Sesc promovem nos dias 7 e 8 de setembro a segunda edição do evento “Museu do Ipiranga em Festa!”, no Parque da Independência. Apresentações de dança, teatro, música, cortejos, performances cênicas, poesia, exposição e projeção mapeada na fachada do museu estão na programação do evento, que é gratuito.

Com atrações todas as idades, a programação acontece em diversos pontos do complexo que engloba o Museu Paulista (mais conhecido como Museu Ipiranga), a Casa do Grito, a Praça Cívica, o Monumento à Independência, jardim e o riacho do Ipiranga, estimulando o público a ocupar esses espaços.

O Museu do Ipiranga está em reforma, com reabertura prevista para 2022. Durante todo o mês de setembro, a fachada do museu recebe a exposição “Estamos Aqui: O acervo do Museu do Ipiranga está em mudança” que apresenta as imagens de carros, carruagens, pedras, pinturas e móveis que estão sendo transferidos para outros espaços de guarda para a preparação do Edifício-Monumento para as obras de restauração e modernização. A exposição será inaugurada no feriado, das 10h às 20h, e segue de 8 a 30/09 das 5h às 20h.


Programação:

  • 07/09 das 11h às 12h – Grupo de Sopros da Orquestra Petrobras Sinfônica – Tributo à Cartola
    O maior sambista da história da música brasileira é o primeiro homenageado da série Tributos, novo projeto da Orquestra Petrobras Sinfônica. O repertório terá clássicos como “As Rosas Não Falam”, “O Mundo é um Moinho”, “O Sol Nascerá” e “Alvorada”.
  • 07/09 das 14h às 17h – Fragmento do processo criativo de montagem do novo espetáculo do Grupo Galpão
    O diálogo e o confronto entre o coletivo e os anseios de cada individuo, que se manifestavam de maneira incisiva no espetáculo anterior, permanecem no novo processo, num desdobramento da experiência inicial, voltada mais precisamente para uma pesquisa sobre alteridades.
  • 07/09 das 17h às 18h – Ilú Oba de Min
    Cortejo apresenta Akotirenes Yibi das Mulheres Quilombolas, a história das mulheres quilombolas que tanto lutaram e lutam ainda hoje por terras, direitos igualitários e respeito.
  • 07/09 das 18h às 19h – Concerto Museu em Festa
    A Orquestra Sinfônica da USP se apresenta com um repertório que inclui Valsas de Johann Strauss, Danças de Dvorak, obras consagradas do cancioneiro popular e a “Invocação em Defesa da Pátria” de Villa Lobos.
  • 07/09 a 08/09 das 10h às 18h – Meu Museu do Ipiranga
    Serão realizadas entrevistas com o público participante sobre sua relação com o Museu do Ipiranga e suas expectativas para a reabertura do Museu, prevista para 2022. As entrevistas farão parte das discussões sobre o novo plano museológico da instituição.
  • 07/09 a 08/09 das 14h às 15h – Roda Xondaro com Grupo Tembiguai
    Roda de dança de guerreiro, cantos sagrados e a dança Tangará. O Grupo Tembiguai é formado por doze guaranís da aldeia Ribeirão Silveira situada na reserva indígena Rio Silveiras em Boracéia, litoral norte de São Paulo.
  • 07/09 a 08/09 das 14 às 17h – Apagamentos
    Espetáculo teatral que questiona os vínculos entre independência e escravidão.
  • 07/09 a 08/09 das 14 às 17h – Intervenção XIX- figuras e imagens entre séculos e jardins
    Personagens e figuras icônicas do final do século XIX e início do século XX circulam pelo jardim revelando lembranças, formas de amar, ver e estar no mundo, marcadas por uma época, permitindo uma reflexão de como os estigmas e a busca por liberdade e identidade continuam urgentes no Brasil do século XXI.
  • 07/09 a 08/09 das 14 às 17h – Poesia Refúgio
    Uma intervenção por meio de poemas, contos e histórias. Um momento de reflexão sobre o universo do refúgio e diálogo entre culturas com refugiados. Com integrantes da Venezuela, República D. do Congo, Angola, Palestina, Hait, Kamsar Boké/Guiné e Congo.
  • 07/09 a 08/09 das 14h30 às 17h – Cortejando o Nordeste: Maracatu de Baque virado
    Levados pelo cortejo de Maracatu de Baque Virado o grupo percorre brinquedos da cultura tradicional nordestina, como o Cacuriá, a Ciranda e o Coco, festejando a coletividade em forma de homenagem ao povo nordestino.
  • 07/09 a 08/09 das 15h às 15h45 – Mané Boneco
    Intervenção criada a partir do brinquedo “mané gostoso” ativa o imaginário infantil e a memória afetiva por meio de uma dança de giros, idas e vindas ao som de poesia de cordel.
  • 07/09 a 08/09 das 15h às 16h30 – Outras margens
    Embalado por uma espécie de rádio dos anos 50 com gravações realizadas pelos participantes, o grupo do curso de Jogos Teatrais do Trabalho Social com Idosos segue em cortejo pelo parque em busca das margens do Ipiranga recitando poemas e cartas.
  • 07/09 a 08/09 das 16h às 17h – Jongo do Tamandaré
    Seguindo o formato tradicional das rodas de jongo com banco de tambores e roda de dança, a Comunidade Jongueira preserva esta tradição tão importante de expressão cultural das comunidades afro descendentes do sudeste do Brasil.
  • 07/09 a 08/09 às 15h – Cortejo Paulo Freire
    A Cia do Tijolo homenageia Paulo Freire, realizando um pequeno mergulho em seu universo. Baseado nos textos de Maria Valéria Rezende, Ivone Gebar e Frei Betto, com histórias do próprio homenageado e atores e músicos celebrando a amizade.
  • 07/09 a 09/09 das 19h às 20h – Projeção mapeada
    Imagens projetadas sobre a fachada do Museu do Ipiranga., com arte do VJ Alexis Anastasious e curadoria da artista visual Giselle Beiguelman.
  • 08/09 das 17h às 18h – Moçambique
    O grupo Terno Moçambique Estrela Guia, de Uberlândia, apresenta um cortejo com ritmos e dança ligados à ancestralidade africana, com origem em Moçambique e Gana.
  • 08/09 das 18h às 19h10 – De Tempo Somos: um sarau do Grupo Galpão
    Com esse trabalho, o Grupo Galpão realiza um sonho antigo de celebrar, com o público, o encontro do teatro com a música. Em cena, o grupo apresenta um sarau de canções, poesia e festa, com 25 canções do repertório musical do grupo, além de textos sobre a passagem de tempo e o processo de criação artística.

DICA: você pode levar de casa banquinhos, almofadas ou cangas para melhor se acomodar nos locais das apresentações.

O Parque da Independência fica na zona sul e é um marco histórico nacional, foi alí, mais precisamente na Colina do Ipiranga, que D. Pedro I declarou a Independência do Brasil. O parque abriga o Museu da Independência, o Museu de Zoologia, além de um jardim em estilo colonial e um bosque repleto de exemplares da flora e da fauna, que fazem do lugar uma ótima pedida para piqueniques e caminhadas.

Crédito das imagens: Divulgação

Galeria:
Passeio: Museu do Ipiranga em Festa
Recomendado: Todas as idades
Quando: de 07/09 a 08/09
Horários: Variado
Preços: Gratuito
Onde: Parque da Independência – Av. Nazareth, s/n, Ipiranga - São Paulo
[como chegar]
Facilidades:
• Banheiro adaptado
• Estacionamento pago
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Museu do Ipiranga em Festa
Recomendado: Todas as idades
Quando: de 07/09 a 08/09
Horários: Variado
Preços: Gratuito
Onde: Parque da Independência – Av. Nazareth, s/n, Ipiranga - São Paulo
[como chegar]
Facilidades:
• Banheiro adaptado
• Estacionamento pago
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
É amanhã!

Grátis em Alphaville: oficinas, caça aos ovos e encontro com personagens na páscoa do Alpha Square Mall!

23/03 a 21/04
Gratuito
Passeios
Hoje tem!

Ovo de Páscoa Gigante?! Ação interativa da Lacta enche o Parque Ibirapuera de luz e encanto!

25/03 a 21/04
Gratuito
Passeios
Hoje tem!

Grátis! Coelhinho da Páscoa se encontra com as crianças no Mooca Plaza Shopping

01/04 a 21/04
Gratuito
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Setembro de 2018. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!