Quem passear pela Avenida Paulista poderá conferir, gratuitamente, a exposição “Novos Talentos da Pintura: Na Direção da Vida”, que chama a atenção para a campanha mundial de combate ao suicídio “Setembro Amarelo”. Idealizada pelo produtor cultural Igor Cayres, a mostra reúne pinturas da artista plástica Alice Vilhena, a partir de relatos reais de pessoas que convivem com a depressão, além de uma escultura de dois metros de altura. A exposição ficará disponível até o dia 30 de setembro, na calçada da Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo).
O objetivo da intervenção artística é abrir e manter o diálogo sobre o tema e estimular um ambiente de acolhimento para pessoas que sofrem de transtornos mentais. A obra “Girassóis”, de Van Gogh (1888), é um símbolo de um dos momentos em que o pintor holandês se sentiu mais feliz em sua vida. A flor serviu de inspiração para Igor Cayres criar a exposição, como forma de iluminar o caminho desses indivíduos, além de contribuir para quebrar os preconceitos em torno da depressão.
“Na Direção da Vida” traz cinco painéis criados pela pintora Alice Vilhena, de Jundiaí, em parceria com novos artistas. As obras são baseadas em depoimentos de pacientes que convivem com distúrbios mentais, que podem desencadear a depressão.
Com 2 metros de altura por 1,70 metros de diâmetro, a escultura surrealista “De Corpo e Alma”, traz uma visão otimista, ressaltando que é possível vencer a doença. A peça foi criada pelo escultor Patrício Cordeiro, de Pirapora de Bom Jesus (SP).
A exposição é patrocinada pela Pfizer, em parceria com a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), e faz parte da campanha “Na Direção da Vida”, em colaboração ao “Setembro Amarelo”. A iniciativa é coordenada pela Yabá, consultoria que conecta o setor público ao privado, orquestrando a iniciativa.
Exposição Setembro Amarelo
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Preços: Gratuito