Explore a interação entre o mundo virtual e o físico, perceba a realidade ao seu redor de uma maneira diferente e interaja com diferentes dimensões de uma única experiência: essa é a proposta da nova exposição gratuita do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).
Intitulada “Realidades e Simulacros”, a exposição apresenta obras inéditas em realidade aumentada no Jardim de Esculturas e em vários pontos do Parque Ibirapuera, a partir de 22 de julho, reunindo obras de artistas como Coletivo Coletores, Daniel Lima, Dudu Tsuda, Eder Santos, Fernando Velazquez, Giselle Beiguelman, Katia Maciel, Lucas Bambozzi, Paola Barreto e Regina Silveira.
A exposição apresenta um conjunto de obras em realidade aumentada, sendo que cada propõe uma experiência única. Por exemplo, no Jardim de Esculturas, a obra “Rasante” de Regina Silveira é um disco voador que se relaciona com a arquitetura de Oscar Niemeyer.
No entorno da Praça da Paz, “RevoAR :: a Vida é uma Utopia” de Dudu Tsuda convida o público a explorar uma paisagem sonora que mistura os sons da Mata Atlântica com sons de animais e entidades fantásticas.
Outras obras de artistas como Paola Barreto, Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi também proporcionam experiências imersivas e reflexões sobre a realidade e a ficção.
A visitação pode ser feita a pé, de bicicleta ou através do Ibira Tour, um passeio realizado em carrinhos elétricos com guias. Além disso, sinalizações físicas estão instaladas em pontos estratégicos do Parque para auxiliar na localização das obras.
Além disso, a exposição pode ser acessada por meio de uma plataforma criada especificamente para a mostra e que não requer download, pois está integrada ao site do MAM e pode ser acessada diretamente pelo celular no link MAM.
A mostra faz parte da programação comemorativa dos 75 anos do MAM e dos 30 anos do Jardim de Esculturas. Durante o período da exposição, serão realizadas diversas atividades educativas e interativas promovidas pelo Educativo do museu, como visitas mediadas e oficinas.
Exposição "Realidades e Simulacros" no Parque Ibirapuera
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: parque aberto das 5h às 23h
Preços: Gratuito