As férias escolares têm um novo destino: o Farol Santander São Paulo! Em parceria com o Ministério da Cultura, Zurich Santander e Santander Brasil, o Farol apresenta a exposição “Anatomia Skate”, uma mostra inédita que mergulha na história e na cultura do skate no Brasil.
Com curadoria de Cesar Gyrão, criador da revista Tribo Skate, a exposição estará em exibição no 20º andar do centro de cultura, empreendedorismo e lazer de 20 de dezembro de 2023 a 24 de março de 2024.
A exposição proporciona uma jornada histórica pelos mais de 50 anos de história do skate no Brasil. Com mais de cem objetos expostos, incluindo skates, fotos, vídeos, revistas, maquetes, fitas em VHS e DVDs, a mostra destaca o papel fundamental do skate como uma manifestação cultural que ultrapassou os limites do entretenimento, tornando-se um estilo de vida e, atualmente, um esporte olímpico.
Veja a seguir o que você vai encontrar nesse passeio com as crianças!
“Chaves: A Exposição” chega ao MIS Experience com mais de 20 cenários e acervo exclusivo do seriado
Exposição “Anatomia Skate” no Farol Santander
A mostra destaca a rica trajetória do skate no Brasil e oferece uma experiência completa desde a “pré-história” do skate até a celebração do esporte como uma modalidade olímpica,
A começar pelo Roller Derby original. Considerado como o primeiro skate produzido em larga escala em lá 1959, a relíquia também estará na exibição. E tem mais: você vai poder conferir uma coleção incrível de skates históricos que pertenceram a colecionadores brasileiros super descolados! Legal demais, né?
Já pensou em conhecer a guitarra do Chorão?
O skate e a música também tudo a ver, e o skatista e líder da banda Charlie Brown Jr, conhecido como Chorão, contribui muito para a popularização do esporte no Brasil.
Reconhecida como uma das principais bandas de rock nacional na década de 1990, o vocalista sempre exaltou o skate como um estilo de vida e uma forma autêntica de expressão da juventude.
O CBJR também tem seu legado na história do skate e marca presença na mostra com uma guitarra Gibson, modelo Les Paul, que pertencia a Alexandre Magno Abrão, o Chorão.
Além dessa peça, uma cortina com 28 skates das primeiras gerações e 48 peças raras também fazem parte da exposição, um Torlay de 1974 uma joia preciosa do mundo dos skates, é uma delas. Essa viagem no tempo por quatro décadas mostra não só como os skates evoluíram, mas também as pessoas e a tecnologia. Você vai descobrir como os quartos dos skatistas mudaram ao longo do tempo!
As mídias desempenharam um papel central na história do esporte, e a mostra atual não deixa isso passar despercebido. Um núcleo especial chama a atenção, com uma banca de revistas exibindo títulos raros, transportando os visitantes para uma jornada no universo da cultura urbana.
A nostalgia ganha vida com a recriação de uma videolocadora no mesmo espaço, oferecendo uma vasta coleção de exemplares em VHS e DVDs, todos dedicados ao tema em destaque. Os visitantes terão a oportunidade de explorar registros que marcaram época.
E para completar a expriência uma tela exibe vídeos de canais dedicados ao skate, proporcionando uma imersão audiovisual completa. É um convite para mergulhar nas diversas formas de expressão que moldam e inspiram essa cultura dinâmica.
Os ingressos podem ser adquiridos de forma online e custam R$ 35,00 (R$ 17,50, meia-entrada). Clientes Santander possuem 10% de desconto comprando com o cartão Santander (em até 8 ingressos).
Exposição “Mônica 60 Anos – Sempre Fui Forte” chega na Casa das Rosas na Avenida Paulista