A Japan House São Paulo está com uma nova exposição aberta ao público. Com o objetivo de apresentar a arte da caligrafia, uma das vertentes da cultura japonesa, a mostra gratuita e inédita “DŌ: o caminho de Shoko Kanazawa”, conta com palestras e workshops sobre o tema. A exposição ficará disponível até o dia 28 de fevereiro, no piso térreo, com entrada de terça a domingo, das 11h às 17h. A Japan House está funcionando com capacidade reduzida, para evitar aglomerações, em meio à pandemia. Lembrando que é obrigatório o uso de máscaras durante a permanência no local.
O evento é uma homenagem ao trabalho da artista Shoko Kanazawa, que utiliza técnicas milenares, trazendo para a contemporaneidade. Ela foi nomeada uma das artistas oficiais das Olimpíadas de Tóquio e é uma figura conhecida pela causa de pessoas com deficiência. Nas obras de Shoko, há o predomínio de expressões da filosofia do Shodõ, que, em japonês, significa “o caminho da escrita”. Trata-se de uma manifestação poética bem conhecida no Japão, que representa as emoções através da escrita e é uma arte ensinada às crianças no ensino primário.
A filosofia do Shodõ pode ser praticada por meio de caracteres ideogramáticos (kanji) ou fonéticos (hiragana e katakana). Escrita com o uso do sumi (tinta preta) e pincéis de vários tipos, a arte da caligrafia produz diferentes efeitos, conforme a velocidade, o material utilizado e o gestual de cada artista.
A mostra conta com 11 obras, que fazem parte do repertório de Kanazawa, incluindo dez pergaminhos e um biombo, muitos deles com até dois metros de comprimento. Os trabalhos selecionados cuidadosamente para a exposição valorizam as expressões dos traços. Isso porque, as palavras grafadas pela artista trazem a essência da cultura nipônica e possuem conceitos poéticos.
Shoko Kanazawa
Artista com síndrome de Down, Shoko Kanazawa nasceu em Tóquio, em 1985, e começou a estudar caligrafia aos cinco anos, com sua mãe. Realizou a primeira exposição individual aos 20 anos, em 2005. Com o tempo, foi ressignificando o Shodõ, atraindo mais jovens a praticarem essa arte milenar da cultura japonesa. Também foi nomeada uma das artistas oficiais das Olimpíadas de Tóquio e é uma figura conhecida pela causa de pessoas com deficiência. Durante a carreira como artista, exibiu suas obras em templos japoneses muito conhecidos, como Kenchōji (Kamakura), Kenninji (Quioto) e Tōdaiji (Nara).
Exposição “DŌ: o caminho de Shoko Kanazawa”
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: das 11h às 17h
Preços: Gratuito