No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Em homenagem a essa data especial, a Estação da Luz recebe durante todo o mês de março a exposição fotográfica do projeto “Amar, Viver e Voar”, em parceria com o estúdio da fotógrafa Lidi Lopez. A exposição, que é gratuita, retrata diversas crianças que convivem com a síndrome e suas famílias, e fica por lá até o dia 2 de abril.
São 18 fotos, que além de mostrar ressaltar a alegria das famílias com seus filhos, têm o objetivo desmistificar alguns preconceitos em torno da Síndrome de Down: “Esse projeto tem o intuito de anular qualquer imagem pejorativa de pessoas com Síndrome de Down, pois acreditamos que independente das adversidades, eles não deixam de ser crianças regadas de muito carinho, simpatia e amor” diz Alessandra, mãe de um dos pequenos que participaram, e parceira do projeto.
O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International, e é comemorado desde 2006. A condição é causada por uma falha no processo de divisão celular do embrião, o cromossomo “21” ao invés de se dividir e formar um par, aparece com três exemplares. Por isso a escolha da data, já que o dia 21 de março (21/03) faz alusão à trissomia do 21.
Exposição "Amar, Viver e Voar"
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: Domingo a sexta: 4h40 à 0h; Sábados: 4h40 à 1h
Preços: Gratuito