Por Sara Miyazaki

Criado em 16/02/24

Foto: Reprodução / Canva

A realidade da parentalidade: como a pressão social afeta mães e pais em todo o mundo

Compartilhe

Um estudo global realizado em 2021 apontou que os 51% pais sentem pressão social em relação a criação de seus filhos. Então, se você também já se sentiu julgada(o) em relacão a sua maternidade ou parentalidade, saiba que não está sozinho nesta jornada.

A pesquisa, chamada de Índice de Parentalidade, foi encomendada e divulgada pela Nestlé, tratando de uma iniciativa da empresa no projeto Nestlé Parenting Initiative.

Leia mais: 6 formas de incentivar seu filho a se aproximar de você

Como foi desenvolvida a pesquisa?

O estudo entrevistou 8.900 pais de bebês com 0 a 12 meses de 16 países diferentes. As perguntas estavam relacionadas a como eles se sentiam em relação à parentalidade.

Entre os 16 países que participaram nesta primeira edição da pesquisa, mostra que um fator em comum dos pais, é a pressão social, tanto pessoal como de terceiros, sendo o resultado de 51% das respostas.

Através deste índice é possível representar uma nova perspectiva de compreender a experiência e desafios atuais dos pais do mundo.

Quais as conclusões no Brasil?

71% dos pais entrevistados relataram que já ouviram um comentário inconveniente ou aquele famosa opinião não solicitada de como deveriam estar criando os seus filhos, o que resulta em ansiedade e um sentimento de culpa constante. É o seu caso?

Além desse dado, mais da metade relatou que ao criar seus filhos percebeu que o paternar e o maternar eram muito mais difíceis do que imaginado e 37% disse sentir uma intensa solidão principalmente nos primeiros meses de vida do bebê.

Além disso, outros três dados apresentados no estudo apontam:

  • Um terço dos novos pais, ou seja, 32% deles dizem se sentirem isolados ou solitários, apesar da conectividade nas mídias e mensagens de texto com familiares e amigos;
  • Dentre todos, 45% deles corresponderam que a parentalidade atual tem a sensação de culpa, o que pode impactar seus relacionamentos com os filhos;
  • Em relação à expectativa, 31% relataram sentir desespero de se tornar pai ou mãe.

Leia mais: Interações verdadeiras com as crianças são um dos pilares para o desenvolvimento da fala e linguagem delas

Sabemos que a criação de uma nova vida não é fácil, mas saiba que é natural os medos e as inseguranças no início, principalmente por ser uma nova fase.

Há erros e acertos, mas buscar conhecimento e ter uma rede de apoio nesse momento, faz a diferença, tanto para os pais como para os pequenos.

O que você pensa sobre isso? Você também se sente assim? Como tem lidado com essa pressão? Compartilhe com a gente nas nossas redes sociais e nos grupos de WhatsApp, onde a propósito você recebe descontos exclusivos para os melhores passeios com crianças por São Paulo.


A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 16/02/24. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74