Por Denise Oliveira

Criado em 27/01/21

Fotos: Reprodução / Divulgação

Atenção, universitários! MEC divulga cronograma do FIES 2023; inscrições começam em março

Compartilhe

Atenção estudantes universitários! O período de inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o 1º semestre de 2023 será entre os dias 07 a 10 de março.

O resultado com o candidatos selecionados na primeira chamada estará disponível no dia 14 de março. Para os pré-selecionados na primeira chamada, o prazo para complementar as inscrições será entre os dias 15 a 17 de março. Já quem não for selecionado pode disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera.

Todos os inscritos que não foram selecionados serão, automaticamente, incluídos na lista de espera. A convocação desses candidatos ocorrerá de 21 de março a 18 de maio de 2023.

Leia Mais: Educação Financeira desde cedo! Museu da Bolsa de Valores tem programação educativa gratuita para família

Confira o cronograma para não perder!

  • Prazo para complementação da inscrição das inscrições postergadas do processo seletivo Fies 2022.2: 07 a 09 de fevereiro;
  • Inscrição 2023: 07 a 10 de março;
  • Resultado – primeira chamada: 14 de março;
  • Complementação das informações da inscrição: 15 a 17 de março;
  • Convocação da lista de espera: 21 de março a 18 de maio.

Leia Mais: Novidade para vestibulandos: Enem-USP traz mais oportunidades de ingresso na faculdade

Como funciona o Fies?

O Fies é um programa de financiamento, ou seja, é concedido um empréstimo para o estudante em cursos superiores de universidades privadas. Com o programa, o estudante paga a sua graduação somente após se formar.

Desde 2018, o Fies possibilita juros zero aos estudantes. A escala do financiamento varia conforme a renda familiar do candidato, ou seja, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda.

Leia Mais: Vestibulares: atenção ao estresse e ansiedade do estudante

Quem pode participar?

Podem se inscrever no Fies os estudantes que tenham participado de qualquer edição do ENEM a partir de 2010 e tenha obtido pelo menos 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais, nem ter zerado a redação.

Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos. Para se inscrever, basta acessar o portal do Fies e fazer cadastro.

O financiamento estudantil é a saída que muitos alunos encontram para poder cursar a faculdade, especialmente aqueles que têm baixas condições socioeconômicas e que estão com o orçamento comprometido no momento.

Leia Mais: Vestibular? A plataforma digital Skeelo traz 12 clássicos da nossa literatura que são obrigatórios; é grátis!

Opções ao Fies

Entre as alternativas estão o Programa Universidade para Todos (ProUni), no qual o aluno pode receber bolsas integrais (100%) ou parciais (50%).

A redução no valor da mensalidade é definitivo, ou seja, não é um financiamento. Mas assim como no FIES, o candidato precisa atender aos pré-requisitos para poder participar, como ter estudado em escola pública, alcançar a nota de corte e ter participado da última edição do ENEM.

Por fim, sempre vale procurar a universidade e investigar as opções de bolsas e descontos internos, além vestibulares.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 27/01/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74