Já parou para pensar nas injustiças sociais que os trabalhadores sofrem todos os dias? É com essa reflexão que o grupo circense Trupe em Trânsito criou o espetáculo “Faxina”, uma peça regada de bom humor, mas que faz as crianças pensarem sobre o mundo à sua volta.
Na história, a personagem Rocha é contratada para faxinar um espaço e tem que deixar tudo brilhando. Mas, na hora da limpeza, essa figura excêntrica e carismática, com nariz de palhaço, começa a refletir sobre o seu trabalho até que um balde d’água fria cai sobre sua cabeça.
A peça está em cartaz no Centro Cultural da Penha e Teatro Flávio Império, na Zona Leste de São Paulo. As próximas datas de apresentações são: dias 16 e 17 de dezembro e 15 de janeiro, em horários variados. A classificação indicativa é livre e a entrada é gratuita.
Com uma linguagem próxima do público, o espetáculo transita entre o lúdico e o cômico para levantar questões como o mito da “mão de obra desqualificada”, que geram os chamados “subempregos” com baixa remuneração. Apesar disso, a peça também ressalta a importância da coletividade, que une a classe trabalhadora.
O espetáculo foi criado após uma série de intervenções artísticas realizadas pela trupe circense em praças da Zona Leste, que criam uma aproximação com os espectadores, já que o palco é ao ar livre.
A região da Penha foi escolhida por ser um espaço próximo a equipamentos culturais. Por isso, “Faxina” é uma performance solo feita na rua com o objetivo de atrair o público para o teatro, ampliando o acesso à cultura.
A produção geral e técnica é de Calu Batista, com orientação de pesquisa de Esio Magalhães, que foi fundamental para a construção do enredo e idealização da peça.
Espetáculo Faxina
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: 16 de dezembro, às 16h; 17 de dezembro, às 15h; e 15 de janeiro, às 15h.
Preços: Gratuito