Da Redação

Criado em 02/09/20

Fotos: Reprodução / Divulgação

Escolas do estado de SP poderão reabrir para reforço na próxima semana, confira as normas

Compartilhe

Fechadas desde a quarentena, as escolas poderão voltar a funcionar na próxima semana, dia 8 de setembro, para atividades de reforço e extracurriculares. Essa liberação acontece apenas em unidades escolares localizadas em áreas classificadas na fase amarela do Plano São Paulo há pelo menos 28 dias consecutivos.

Vale ressaltar que os municípios têm autonomia de interferir no calendário, embasados por dados epidemiológicos de suas regiões. Por esse motivo, as escolas da capital seguirão fechadas, como contamos nessa matéria.

Regras para a reabertura das escolas

As escolas estaduais que retornarem poderão receber, no máximo, 20% dos alunos por dia, independente da etapa do ensino. Já as redes municipais e privadas devem seguir o decreto do governo do estado que prevê o limite de 35% para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, e 20% para anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Todas as unidades também ficam autorizadas a funcionar em horário reduzido.

No caso de as atividades presenciais serem retomadas, a oferta de atividades deve ser planejada com a comunidade. Dentre as atividades possíveis estão: atividades de reforço e recuperação da aprendizagem; acolhimento emocional; orientação de estudos e tutoria pedagógica; plantão de dúvidas; avaliação diagnóstica e formativa; atividades esportivas e culturais.

Leia mais: Estado de São Paulo contratará psicólogos para atender alunos e professores da rede de ensino

Prevê-se, ainda, a possibilidade da utilização da infraestrutura de tecnologia da informação da escola para estudo e acompanhamento das atividades escolares não presenciais para os alunos que não conseguem o fazer de suas casas.

Os estudantes que compõem o grupo de riscos devem permanecer em casa fazendo as atividades remotas. Também é recomendável que os profissionais que estejam neste grupo não retornem ao trabalho presencialmente. Os professores da rede estadual que aumentarem a carga horária para participar das atividades presenciais nas escolas receberão um valor adicional sobre o salário.

Fonte: Governo do Estado de SP

Leia mais: VOLTA ÀS AULAS: governo do estado de São Paulo adia para outubro o retorno das aulas presenciais

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 02/09/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74