Mesmo com todo cuidado, qualquer família pode enfrentar situações inesperadas no dia a dia com as crianças. Pensando nisso, a atualização das diretrizes de desengasgo da American Heart Association (AHA) traz orientações fundamentais para agir com segurança e rapidez, protegendo bebês e crianças de acidentes comuns no dia a dia.
Em outubro, a American Heart Association revisou as orientações para manobras de desengasgo, que são atualizadas a cada cinco anos. As mudanças servem como referência para atendimentos médicos no Brasil e no mundo.
O Dr. Marco Aurélio, pediatra e coordenador médico da UTI infantil e do setor de Pediatria nas Unidades Pompeia e Santana da Rede São Camilo, explica como aplicar corretamente a manobra em bebês de até 1 ano. A principal alteração é o retorno das 5 palmadas vigorosas, porém não violentas, entre as escápulas, na região das costas. O bebê deve ser posicionado no antebraço do adulto, alternando entre cinco palmadas nas costas e cinco compressões torácicas com a base da mão, repetindo até que haja o desengasgo.
Para crianças acima de 1 ano e adultos, as novas diretrizes recomendam alternar cinco palmadas nas costas com cinco compressões abdominais, também conhecidas como manobra de Heimlich.
De acordo com o Dr. Marco Aurélio, os sinais que indicam engasgo incluem:
Esses incidentes são frequentes no cotidiano, especialmente entre bebês e crianças, e estão entre as principais causas de chamados de emergência.
Qual a idade indicada para cada tipo de manobra?
Bebês até 1 ano recebem palmadas nas costas e compressões torácicas; crianças acima de 1 ano e adultos, palmadas nas costas e compressões abdominais.
Quantas palmadas e compressões devem ser alternadas?
Cinco palmadas nas costas seguidas de cinco compressões, repetindo até a obstrução ser removida.
Quais sinais indicam engasgo?
Agitação, choro sem som, tentativa de tosse falha, boca azulada ou rosto vermelho e ausência de som.
Onde posso aprender a manobra corretamente?
Em hospitais, centros de saúde, eventos educativos e cursos promovidos por instituições de saúde como a Rede São Camilo.
As novas diretrizes valem para adultos também?
Sim, adultos seguem o mesmo procedimento de palmadas nas costas e compressões abdominais.
Conheça as possibilidades de educação com o Corpo de Bombeiros de São Paulo!