Publicados por pequenas editoras, selos independentes e até grandes casas editoriais, livros infantis com protagonistas negros, escritos por autores não brancos, são um segmento consistente no Brasil atual. Um dos fatores que elevaram a produção desse tipo de conteúdo foi a inclusão do estudo das culturas afro-brasileiras no currículo escolar.
Se a ideia é apresentar este tipo de literatura para os filhos, a livraria Africanidades, localizada em São Paulo, é especializada em autores negros, e possui não só um bom número de títulos disponíveis, como publicações que atraem cada vez mais o interesse. Para as crianças, a obra “Zumbi Assombra quem?”, do historiador e escritor Allan da Rosa, é uma opção.
Para quem não conhece ainda, o autor do livro resolveu trabalhar com fantasmas reais e imaginários que rodeiam crianças e adolescentes, retratando a história do líder quilombola Zumbi dos Palmares. Publicado em 2017 pela Editora Nós, a obra é recomendada para leitura conjunta, para os pequenos a partir de 9 anos. Que tal oferecer para os filhos?