A educação é uma ferramenta necessária para que as pessoas possam adquirir conhecimento e ter uma formação que qualifique para o mercado de trabalho.
É com base nisso que, até o fim do ano, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com inscrições abertas para pessoas com idade mínima de 15 anos que procuram finalizar a formação do Ensino Fundamental.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade destinada a jovens e adultos acima de 15 anos que desejam concluir o Ensino Fundamental, do 1° ao 9° ano. Tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso à educação.
Ao todo, a Secretaria Municipal de Educação (SME) oferece cinco formas de atendimento aos interessados:
Oferecida em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), no período noturno, com carga horária de 4 horas por dia, das 19h às 23h.
O curso tem duração de quatro anos e se divide em etapas: Etapa Alfabetização (2 semestres), Etapa Básica (2 semestres), Etapa Complementar (2 semestres) e Etapa Final (2 semestres). Cada uma delas dura 200 dias letivos.
Possui uma carga horária reduzida, de 4 horas, sendo apenas 2 horas e 15 minutos presenciais por dia e é oferecida no período noturno em EMEFs.
O diferencial é que algumas unidades oferecem opções de estudos nos períodos da manhã, tarde ou noite, de acordo com a disponibilidade do aluno. A duração da aula também é de 2 horas e 15 minutos por dia. Os cursos têm duração de quatro anos.
É uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) e organizações da Sociedade Civil, com objetivo de estabelecer classes de alfabetização inicial para combater o analfabetismo e oferecer o acesso à educação aos jovens e adultos.
O MOVA mantém turmas de alfabetização nas comunidades nos períodos da manhã, tarde ou noite com atividades educativas e culturais presenciais, por 2 horas e meia, durante 4 dias da semana, de segunda a quinta-feira. A sexta-feira é reservada para formação de educadores e monitores.
Oferece a jovens e adultos interessados nos cursos de formação profissional inicial de curta duração nas áreas de panificação, confeitaria, elétrica residencial, mecânica de automóveis, informática, corte e costura e auxiliar administrativo.
A cidade de São Paulo duas unidades de CMCT´s:
Ao todo, são 185 unidades educacionais que ofertam a modalidade de Educação de Jovens e Adultos na Cidade de São Paulo. As unidades estão organizadas por Diretorias Regionais de Educação (DRE). Clique aqui e veja a lista.
A inscrição do aluno é feita diretamente na unidade escolar, de forma presencial. É necessário apresentar os seguintes documentos: