Por Marcela Matos
Criado em 06/01/22
Foto: Divulgação/ Betini Comunicação
Uma parceria entre a organização sem fins lucrativos formigas-de-embaúba e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo permitirá que os alunos das escolas públicas da rede municipal da capital paulista tenham acesso a programas de educação ambiental. O projeto poderá chegar aos mais de 1 milhão de estudantes das quase 5 mil escolas da rede.
A iniciativa é feita por meio da formação online de professores para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental crítica e também através de atividades relacionadas ao plantio de miniflorestas pela comunidade escolar e por estudantes de 2 a 14 anos. O percurso pedagógico tem duração de um semestre.
Em 2021, o programa de plantio foi implementado em quatro Centros Educacionais Unificados (CEUs) na zona sul da cidade de São Paulo. Participaram do projeto cerca de 1,5 mil crianças e adolescentes, que plantaram mais de 2 mil mudas de aproximadamente 130 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica da região, com cada minifloresta contendo cerca de 500 m².
Durante as atividades, os alunos participam e aprendem sobre todas as etapas do processo de plantio, desde a preparação dos solos até o cuidado com as plantas. Após o plantio, as miniflorestas são transformadas em salas de aula ao ar livre, oferecendo um ambiente de bem-estar aos alunos, além de benefícios ao meio ambiente como a diminuição da temperatura nas regiões onde estão localizadas.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 06/01/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74