Mesmo com o avanço da vacinação em todo o mundo, o uso de máscaras e o isolamento social ainda são armas importantes para as pessoas não contraírem o vírus e nem tão pouco transmitirem às outras pessoas. Mas basta uma máscara? Um estudo divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos revelou que com duas máscaras o bloqueio de partículas pode superar 90%.
A explicação está no fato de duas máscaras bem ajustadas no rosto impedem que o ar saia ou entre pelas laterais. Ou seja, sempre será filtrado.
O estudo americano fez várias simulações com diferentes tipos de máscara e a combinação mais eficaz foi de máscara cirúrgica com máscara de tecido por cima, resultando em bloqueio de 92,5% das partículas emitidas em uma tosse simulada. Mas com um detalhe, a máscara cirúrgica foi colocada de uma forma especial, com um nó e ajuste lateral de forma a vedar melhor.
Veja como é feita a colocação nesse vídeo feito pelo jornal New York Times. Mesmo em inglês é possível entender facilmente. Uma dica crucial é verificar se a máscara de pano é de boa qualidade. Basta colocar contra a luz e ver se impede a passagem de luminosidade.