Por Marcela Matos

Criado em 22/12/21

Foto: Divulgação/ Pexels

Me dá a mão para eu dormir? Como lidar com os hábitos criados na primeira infância

Compartilhe

Quem nunca ouviu essa frase do filho ou filha? Hábitos criados para adormecer quando pequenos seguem ao longo de anos, pois criam o aconchego necessário para a criança adormecer ou até mesmo para voltar a dormir quando acorda à noite.

Para a psicóloga Patricia L. Paione Grinfeld, especialista em psicanálise na parentalidade, dormir implica na transição entre estar acompanhado e estar desacompanhado. “Portanto, para que o adormecer e o despertar sejam vividos com tranquilidade, é preciso ajudar a criança na transição do estado de vigília para o sono, de estar acompanhado para estar só.”

Isso acontece com os filhos desde que são bebês e existem crianças que nunca adormeceram sozinhas, segundo a especialista. A dificuldade acaba sendo lidar com os hábitos à medida que a idade avança. Segundo ela, é doloroso, mas é preciso promover a separação e mostrar para a criança, já crescida, que ela pode pegar no sono sozinha, sem a mão ou sem a presença de um adulto.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 22/12/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74