Da Redação

Criado em 24/02/21

Fotos: Reprodução / Divulgação

Estado de SP terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta e fiscalização para evitar festas e aglomeracões

Compartilhe

O Estado de São Paulo terá “restrições de circulaçãoa partir desta sexta-feira, 26/02, até 14 de março, entre as 23h e 5h. A medida foi anunciada hoje, 24/2, em coletiva de imprensa pelo governador João Dória, e tem como objetivo restringir aglomerações nas noites e madrugadas para colaborar na desaceleração do avanço da covid-19 no Estado, que registrou recorde de internações em UTI nesta semana. A medida não afeta o funcionamento de estabelecimentos e serviços considerados essenciais nem do comércio e serviços no fim de semana. Dória reforçou ainda que haverá fiscalização e que indivíduos não serão multados, apenas advertidos. Já promotores de eventos e aglomerações poderão ser multados.

A média diária de novas internações em UTI é de 1.678 na atual semana epidemiológica, que segue até o sábado, 27. Essa média enfrentou um aumento mais acelerado nos últimos 10 dias, que somou 660 hospitalizações em terapia intensiva a mais nesse período do que no anterior, chegando a 6.657 pacientes internados em leitos de UTI.

“Se a tendência atual se manter, pode haver esgotamento de leitos de UTI em três semanas”,
alertou o coordenador do Centro de Contingência Contra a Covid-19, Paulo Menezes.

“É consequência provavelmente das aglomerações que ocorreram há cerca de 10 dias (a exemplo do carnaval), mas também pode haver outros fatores, como a circulação de variantes, como a de Manaus”, destacou Menezes.

Inicialmente, a ideia era limitar a circulação após as 22 horas, porém se decidiu pelo período entre as 23 horas e as 5 horas para não dificultar a circulação dos trabalhadores dos estabelecimentos que fecham às 22 horas, como os Shoppings.

O governador reforçou várias vezes que não se trata de um Lockdown e que não é uma mudança de fase no Plano SP. Hoje, quatro regiões do Estado (Barretos, Araraquara/São Carlos, Bauru e Presidente Prudente) estão na fase vermelha, de maiores restrições, enquanto a capital e o restante da Grande São Paulo estão na amarela.

Em São Paulo, a situação do interior é a que mais preocupa. Algumas cidades, como Araraquara, chegaram a determinar um lockdown para tentar reduzir a transmissão do vírus.  São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, também anunciou na segunda-feira, 23, o toque de recolher entre 22 horas e 5 horas e adiou a volta às aulas presenciais, que seriam no dia 1º de março.

O governador informou também que entregou 900 mil doses ao Ministério da Saúde e que até abril vão entregar um total de  46 milhões de doses para o Sistema Nacional de Imunização.

Confira como foi a coletiva:

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 24/02/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74