Por Viviane Porto
Criado em 20/10/25
créditos: Itaú Cultural Play o documentário “Do Colo da Terra”, nova produção dirigida por Renata Meirelles e David Vêluz
Uma oportunidade para famílias se conectarem com natureza, cultura e infância de forma gratuita. O documentário “Do Colo da Terra”, de Renata Meirelles e David Vêluz, foi apresentado em pré-estreia no dia 13 de outubro no Itaú Cultural, com bate-papo especial envolvendo Ailton Krenak e outras vozes indígenas. O filme mostra um pouco da vida de crianças Guarani Kaiowá, Guarani Nhandeva, Baniwa e Khisetje, mostrando como convivem em harmonia com a natureza e os saberes de seus povos.
Produzido pelo Território do Brincar e pela Ludus Vídeos e Cultura, em parceria com o Alana, Imaginable Futures, ICPlay e Fundação Itaú Social, o documentário retrata o cotidiano indígena com olhar sensível e contemplativo. As crianças aparecem brincando, aprendendo e convivendo de forma integrada à vida em seus territórios, conectadas com rituais, espiritualidade e respeito pelo meio ambiente.
O bate-papo após a pré-estreia contou com Ailton Krenak, o pesquisador Anastácio Peralta e o educador Gersem Baniwa, proporcionando uma conversa sobre infância, educação e cultura indígena, destacando a importância de conhecer essas histórias para ampliar o repertório pedagógico e fortalecer a Lei 11.645, que determina o ensino da história e cultura indígena nas escolas.
O filme já está disponível gratuitamente na plataforma Itaú Cultural Play. O acesso é possível em smart TVs (Samsung, LG, Android TV, Apple TV), aplicativos móveis (Android e iOS) e Chromecast. Também pode ser visto em plataformas de streaming como Claro TV+, SKY+ e Watch Brasil, via IC Play.
1. Qual é a idade recomendada?
O documentário é indicado para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas de responsáveis.
2. Onde posso assistir ao filme?
Gratuitamente em Itaú Cultural Play, smart TVs, aplicativos móveis e Chromecast.
3. Existe sessão presencial?
A pré-estreia aconteceu no Itaú Cultural em 13 de outubro, com bate-papo com Ailton Krenak e outras vozes indígenas.
4. Qual é a duração do documentário?
A exibição tem aproximadamente 50 minutos, seguida do bate-papo na sessão presencial.
5. O conteúdo pode ser acessado em outras plataformas?
Sim, também está disponível na IC Play pelas plataformas Claro TV+, SKY+ e Watch Brasil.
A estreia do documentário vem com um material pedagógico exclusivo para professores, ampliando seu uso como recurso educativo. O conteúdo reforça a Lei 11.645/2008, que exige o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica, oferecendo ferramentas para valorizar e aprofundar o aprendizado sobre essas culturas.
O Alana é um ecossistema de impacto socioambiental dedicado a transformar a vida de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo. Atua em múltiplas frentes, como educação, ciência, entretenimento e advocacy, para garantir direitos, influenciar políticas públicas e culturais, e promover ações que construam uma sociedade mais justa, sustentável e inclusiva para as infâncias.
Depois de assistir ao documentário, uma excelente maneira de aprofundar a experiência com as crianças é explorar passeios ao ar livre em São Paulo. Parques, jardins e áreas verdes oferecem a oportunidade de observar a natureza, se movimentar e refletir sobre o respeito ao meio ambiente, conectando o aprendizado do filme com vivências práticas sobre o cuidado com o planeta e o futuro das próximas gerações.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 20/10/25. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74