Por Denise Oliveira
Criado em 22/02/23
Quando as crianças estão com tempo livre em casa para brincar, a imaginação rola solta e os pais também podem participar desses momentos divertidos com os filhos. Então, que tal propor uma atividade diferente para entreter os pequenos?
De acordo com Regina Alves, pedagoga e fundadora da Rede Decisão, estar presente e criar momentos de interação com as crianças e os adolescentes aumenta os laços e conexão, o que é fundamental para que exista uma relação saudável e harmônica.
“Toda criança representa um universo próprio, repleto de particularidades e questões únicas. É importante que seu tutor se esforce para compreender as preferências dela, além de respeitar seu tempo e espaço”, disse a especialista.
A pedagoga traz ainda dicas de brincadeiras para fazer em casa com as crianças, de acordo com cada faixa etária.
Leia Mais: Acidentes domésticos: como tornar a brincadeira das crianças mais segura?
Nesta fase, os pequenos já conseguem desenvolver brincadeiras que envolvem coordenação motora. Jogos e brinquedos que estimulam a concentração, como quebra-cabeça, peças de encaixar e montar, como LEGO, são algumas das atividades adequadas para essa faixa etária.
São brincadeiras que estimulam a aprendizagem de forma divertida e lúdica, trabalhando os cinco sentidos. Por isso, outro brinquedo interessante é a caixa sensorial, que possui objetos de diferentes texturas para os pequenos diferenciarem.
Coloque uma bacia com água e espalhe alguns brinquedos para os pequenos sentirem as texturas perceber quais deles vão boiar.
Leia Mais: Da TV para a vida real! Mundo Gloob é um circuito de brincadeiras inspirado nos programas do canal
Crianças nessa faixa etária já podem escolher as suas próprias roupas, alimentos, brincadeiras e aprendem a expressar suas escolhas com mais frequência. Além disso, também conseguem se concentrar por mais tempo em uma mesma tarefa.
Jogos de raciocínio e desafios, como quebra-cabeça e jogo da memória podem ser boas escolhas para entreter os pequenos dessa faixa etária. Outra dinâmica divertida para jogar entre a família é a mímica.
A fase da adolescência é repleta de mudanças que refletem no comportamento, corpo e na forma como a criança vê o mundo. Nesta etapa, elas conseguem compreender as hipóteses, experimentações e situações do dia a dia com mais facilidade.
Para essa faixa etária, experimentos científicos, principalmente os que têm apelo visual, são mais indicados.
Outra dica da especialista são jogos de tabuleiro, ótimas escolhas para estimular o raciocínio lógico e concentração. Isso porque, nessa idade, crianças e jovens tendem a ficar mais tempo em frente às telas.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 22/02/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74