Da Redação
Criado em 19/07/22
Foto: Divulgação / Pixabay
A infância é o melhor momento da vida, dificilmente alguém discorda. Mesmo assim, muitos pais na tentativa de preparar melhor os filhos para a fase adulta ou, até mesmo, sem se darem conta, acabam ‘forçando’ nas crianças uma maturidade ou um comportamento inadequados à idade delas.
O assunto é importante e se tornou destaque quando uma postagem da Secretaria de Assistência Social do Amazonas viralizou, dando início à Campanha “Criança não namora, nem de brincadeira”, alertando para os riscos da adultização e da erotização precoce.
Muitos pais e familiares perguntam, principalmente para os meninos: “quem é sua namoradinha na escola?” A criança, na tentativa de agradar, acaba dizendo um nome.
Contudo, crianças têm amigos, nunca namorados, nem de brincadeira. Elas entendem que quando gostam de um amiguinho ou amiguinha, isso é um namoro. Essa é a fase do brincar e de ter amigos. Não incentive este comportamento!
As crianças precisam ter tempo para aprender, brincar e também ficar sem fazer nada. Por isso, procure deixar tempo livre depois da escola, sem querer ficar preenchendo com compromissos, pois o excesso de atividades pode gerar estresse físico e mental.
E para deixar tudo organizado de um jeito fácil, para elas mesmas cuidarem de suas coisas quando tiverem idade para isso, vale apostar nos móveis infantis personalizados e que cabem em qualquer tamanho de quarto.
Aqui vale ficar de olho a fim de evitar o acesso à conteúdos para os quais elas ainda não estão preparadas para assistir.
Leia mais: Passo a passo de como restringir o conteúdo acessado pelas crianças no streaming
Boletos, aluguel, mensalidade da escola… a vida adulta é cheia de responsabilidades, mas evite compartilhá-las com os menores. Eles não entendem muito bem e podem ficar angustiados quando ficam sabendo disso tudo.
Pode até parecer óbvio, mas atualmente as famílias são menores e muitas crianças não têm irmãos ou primos da mesma idade.
Se este for o seu caso, é ótimo se esforçar para fazer a criança conviver o máximo possível na companhia de outras da mesma idade. Assim, elas aprendem a dividir, a ceder, a lidar com o outro. Há muitas opções de passeios e viagens para fazer novas amizades, além dos amigos da escola.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 19/07/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74