Por Laércio Junior
Criado em 21/06/23
Foto: Divulgação/Canva
A data de 21 de junho é marcada pelo Dia Nacional de Controle da Asma, doença crônica comum durante o período da primeira infância, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria. Por isso, é importante saber sobre essa enfermidade e tomar cuidados preventivos com as crianças.
Leia mais: Febre maculosa em crianças: saiba o que é a doença, quais os sintomas e as medidas de prevenção
Especialista no assunto, a pneumologista Dra. Maria Helena Bussamra, do Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo, esclarece o que é a doença e como ela afeta o corpo:
“A asma é considerada uma inflamação de origem alérgica que faz com que os brônquios (os “tubos” que levam o ar para dentro dos pulmões) e toda a árvore respiratória sejam muito sensíveis ao meio ambiente, o que dificulta a respiração. Quando o corpo percebe uma variação no ambiente como mudança de temperatura, fumaça, uma agressão de um vírus ou um exercício físico, os brônquios se fecham”.
A especialista explica que, a partir de uma determinação do Global Initiative for Asthma (GINA), organização médica que orienta o trabalho dos profissionais de saúde, o protocolo de tratamento da doença reforça o uso de corticoides inalatórios em todos os seus estágios:
“Quando a asma passou a ter esse conceito de doença inflamatória, começamos a usar o corticoide inalatório na menor dose possível para prevenção das crises. Caso aconteça uma crise mais grave, usamos o broncodilatador de forma associada e não de maneira individual como era aplicado antes. Mesmo quem não faz uso contínuo de corticoide inalado, numa crise, deve usar um corticoide junto ao broncodilatador”.
Os sintomas mais comuns da manifestação de asma são falta de ar e chiado ou aperto no peito, além de tosse. Porém, durante uma crise é possível que ocorram as seguintes consequências:
Como medida de prevenção, é possível realizar algumas ações como:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 21/06/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74