Na próxima quarta-feira, dia 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data especial criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972. Desde então, todo ano, essa data nos lembra da importância de cuidar do nosso planeta.
Temos muitas maravilhas, como as florestas, os animais e os rios. É essencial vivermos em equilíbrio nesse cenário, mas infelizmente, a realidade não é essa. A ciência mostra que o clima está mudando em todo o mundo por causa das ações humanas. Ao queimar combustíveis fósseis e desmatar, liberamos gases poluentes como o CO2, que contribuem para o aquecimento global.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade para lembrarmos que todos nós somos responsáveis por cuidar da natureza. Vamos nos unir e fazer a nossa parte para garantir um futuro bonito e saudável para todos, inclusive para nossas crianças!
O que podemos fazer?
Cada um de nós pode ajudar de alguma forma, seja plantando uma árvore, limpando uma praia ou até mesmo economizando água e energia em casa. Pequenas ações podem fazer uma grande diferença! Veja mais algumas aqui:
- Cobre dos governantes posturas a favor do meio ambiente, principalmente daqueles em quem você confiou o seu voto. Atualmente, há uma PEC sobre a privatização de nossas praias. Vote contra a isso!
- Evite produtos que contenham CFC, como aerossóis, aparelhos de refrigeração e ar condicionado, pois esses produtos contribuem para a diminuição da camada de ozônio.
- Economize energia desligando aparelhos e lâmpadas não utilizados e opte por fontes de energia limpa e renovável, como energia solar, eólica e biomassa.
- Reduza o consumo de combustíveis fósseis, como petróleo e gasolina, preferindo o transporte público, caminhadas, bicicleta ou caronas.
- Evite queimar lixo e soltar balões, pois isso pode causar incêndios e é considerado crime.
- Plante árvores e incorpore plantas na decoração, o que além de estético, ajuda a purificar a atmosfera.
- Opte por reuniões online em vez de usar carro ou avião, ajudando a reduzir a poluição.
- Denuncie desmatamentos e queimadas às autoridades responsáveis para combater essas práticas prejudiciais ao meio ambiente.
Como podemos falar de proteção ambiental com as crianças?
Todos têm o direito de acessar a natureza. Garantir que as crianças tenham esse acesso traz grandes benefícios para seu desenvolvimento e incentiva atitudes sustentáveis na sociedade. Afinal, elas serão os líderes do amanhã.
Podemos incluir esse tema importante em diversas atividades com as crianças, usando livros e ações práticas para despertar essa consciência, como plantar árvores, explicar a importância de não poluir, criar artesanato com objetos reutilizados, melhorar a coleta seletiva, organizar uma composteira para tratar o lixo orgânico, entre outras ações.
Livros infantis sobre o meio ambiente
Esses livros são algumas escolhas para abordar o tema da sustentabilidade com crianças. Eles oferecem histórias cativantes e educativas que ajudam a sensibilizar os pequenos sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
-
Quem vai salvar a vida? – Na história, um menino aprende sobre preservação ambiental na escola e influencia sua família a mudar hábitos. O livro, parte da série Constelação de Ruth Rocha, aborda a importância da conscientização e das pequenas ações para proteger o meio ambiente.
- Cuidado, Dona Mata! – Regina Siguemoto: Esta obra aborda a relação entre a humanidade e a natureza, mostrando como nossas ações podem afetar o equilíbrio do meio ambiente.
- A última gota – J.L. Diego: Este livro traz uma reflexão sobre a importância da água e os impactos da poluição e do desperdício.
- Na praia e no luar, a tartaruga quer o mar – Ana Maria Machado: Uma história envolvente sobre a preservação das praias e o cuidado com as tartarugas marinhas.
- O menino de olho d’Água – José Paulo Paes: Este livro estimula a imaginação das crianças ao contar a história de um menino que se transforma em rio.
- A última árvore do mundo – Lalau e Laurabeatriz: Uma narrativa que ressalta a importância das árvores e a necessidade de proteger as florestas.
- O segredo da chuva – Daniel Munduruku: Uma obra que explora a relação entre os povos indígenas e a natureza, destacando a importância de respeitar e cuidar do meio ambiente.
fontes: Semil (Secretaria de Meio Ambiente), Instituto Alana, ONU.