Da Redação

Criado em 15/08/22

Fotos: Reprodução / Divulgação

Dia dos Pais com livros: que tal estender a temática de paternidade para uma atividade de leitura conjunta com as crianças?

Compartilhe

Com a rotina atribulada, que muitas vezes envolve o sustento da casa e das necessidades básicas das crianças, é comum que os pais e cuidadores sintam dificuldade em encontrar tempo extra de qualidade para se dedicar exclusivamente à criação de momentos e memórias que promovem conexão e fortalecem o relacionamento com os filhos.

Os motivos são vários. Falta de tempo ou criatividade para elaborar brincadeiras são alguns deles. Além da dependência do celular e da vida conectada, permeada pela preocupação com as tarefas e pendências.

Para cada um desses obstáculos é possível trabalhar com dicas e técnicas diferentes para alcançar o objetivo final. Mas, hoje, vamos nos concentrar em uma sugestão especial para mães, pais e cuidadores que apreciam a leitura: que tal fazer desse hobby uma atividade em conjunto com as crianças?

Dessa forma, por um lado, é possível se distanciar do caos da rotina e se entregar a um prazer que nem sempre cabem na rotina individual quando se embarca na jornada da maternidade e da paternidade.

Por outro, a dedicação exclusiva para a tarefa permite a proximidade da família ao mesmo tempo em que se desenvolve com afeto habilidades essenciais para os pequenos, como a criatividade, a comunicação, a confiança e o incentivo para explorar seus interesses.

Gostou da ideia? Então temos uma boa notícia para você. Todo mês, em parceria com a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo que conta com um acervo de mais de 15 mil títulos e uma grade de atividades culturais, como clubes de leitura e oficinas de capacitação, nós vamos indicar para você um tema central para conduzir alguns minutos diários de leitura e conhecimento compartilhado entre pais e filhos.

Leia Mais: Dia dos Pais com rock! Cantareira Norte Shopping terá show cover dos Beatles neste domingo

Além disso, faremos a indicação de alguns títulos que são encontrados na plataforma e estão disponíveis para qualquer pessoa que se interesse, sem nenhum custo, e com diversos recursos de acessibilidade que garantem o acesso para todos.

Agora em agosto, por exemplo, que tal se inspirar no Dia dos Pais para trabalhar a paternidade como pano de fundo para descobertas, conexões, debates e memórias? Confira abaixo uma seleção especial de obras que tocam em diferentes pontos do assunto:

Versos para os pais lerem aos filhos em noites de luar ” – de José Jorge Letria

Este é um livro de versos carregados de ternura e imaginação que pretende fazer a ponte entre pais e filhos, entre avós e netos, num tempo cada vez mais vazio de sonho e de afeto.

Um livro que será lido com prazer pelos mais velhos para os mais novos, para incutir neles a paixão pela leitura, que guarda em si, intacto, o tesouro da infância. Versos onde se cruza a lembrança do passado com o sabor do futuro. Um livro em que a poesia é vivida como um ato de amor. Para ler e recordar sempre.

Achem meu pai, por favor” – de Jin Yun Shin

O Pequeno Pinguim mora no País das Neves e é filho de um urso. Ele tem o pelo azul, as asas pequenas e o bico pontudo e amarelo. No entanto, o Pequeno Pinguim não está feliz porque não se acha parecido com seu pai. Será que ele descobrirá quem é o seu pai?

Papai, estou com medo!” – de Marzia Gianotti

Matteo tem medo do escuro. Todas as noites ele se esconde na cama da mamãe e do papai para escapar dos monstros terríveis que durante a noite invadem o seu quarto.Porém desta vez ele coloca em prática junto com o papai, um plano para acabar com esses monstros e conseguirá assim eliminá-los para sempre.

Finalmente o pequeno Matteo poderá voltar a dormir serenamente, sem medo de mais nada.Com esta história procurei afrontar um dos maiores medos que as crianças sentem, e que freqüentemente não conseguem superar sozinhas.

Graças à ajuda do pai que, com paciência e sensibilidade, se torna o seu cúmplice, e assim o problema pode ser resolvido com leveza e simplicidade. Dessa forma a criança se sentirá entendida, protegida, segura e orgulhosa de ter vencido esse medo.

A Galinha Jurema – O primeiro passeio” – de Sérgio de Jesus Cântara

A linda história do primeiro passeio de uma família: dona galinha Jurema e seus pintinhos que acabaram de sair do ovo. Os pintinhos se assustam com as novidades da cidade e ficam muito cansados… Mas o papai está lá pra ajudar a mamãe a tomar conta deles. Ilustrações coloridas atraentes para a faixa etária entre 2 e 5 anos.

A história permite falar de família, medos, relações familiares, etc.

Limeriques Trava-Línguas” – de Viviane Veiga Távora

Limeriques são poemas curtinhos que falam de coisas sem pé nem cabeça. Trava-línguas são aquelas frases em que as palavras com sons parecidos ficam juntas e, quando tentamos falar bem rápido, a língua trava e a gente morre de rir.

Viviane Veiga Távora resolveu juntar esses dois desafios em um só, e surgiu o limerique trava-língua, poema cheio de palavras emboladas e situações inusitadas!

Seu novo livro traz 24 poeminhas divertidos que falam sobre bichos, frutas, doces e outros temas comuns ao cotidiano das crianças. Para complementar a leitura, cada um deles conta com uma ilustração repleta de referências às mensagens do texto.

A flor de Lirolay e outros contos da América Latina” – de Fabiana Prando

Antes de existirem os livros, as pessoas se reuniam para ouvir e contar histórias, que eram passadas oralmente de geração para geração. A fim de resgatar a tradição oral América Latina antes da colonização europeia, Celina Bodenmüller e Fabiana Prando reuniram nesta obra 22 contos tradicionais da cultura de diferentes povos que habitavam a região.

Criaturas mágicas, animais típicos, índios nativos e divindades astecas dividem espaço com personagens dignos de contos de fadas, como príncipes, princesas e bruxas, clara influência europeia na cultura dos povos colonizados.

Essa mistura de referências é reforçada nas ilustrações de Samuel Casal, que abusa das cores quentes e dos traços expressivos. Um capítulo especial ao fim do livro traz curiosidades históricas da América Latina, que contribuem para atrair ainda mais o público infantojuvenil.

Leia mais: Cantinho da leitura! Obras de Carlos Drummond de Andrade ganham novas edições para crianças

Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro.

O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições.

Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. E o sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título.

É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 15/08/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74