O Dia das Crianças está chegando! E para a maioria dos pequenos, isso significa muita alegria e aventuras. No entanto, para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), muitos estímulos visuais e auditivos podem ser esmagadores.
Mas crianças precisam brincar, se conectar umas com as outras e explorar o mundo ao seu redor. Os passeios oferecem uma ótima oportunidade para fortalecer laços e criar historias que ficarão para a vida toda. Para pais e responsáveis de crianças com TEA, pode parecer um grande desafio encontrar lugares onde a inclusão é uma realidade.
Felizmente, em São Paulo, existem locais que estão fazendo a diferença, criando ambientes acolhedores para crianças dentro do espectro autista e suas famílias. Descubra a seguir esses lugares!

Créditos: Freepik
O Estado de São Paulo conta com diversos espaços preparados para receber crianças autistas, proporcionando um ambiente inclusivo e adaptado às suas necessidades.
Tudo começou com o pedido de uma cliente que sentiu desconforto com olhares curiosos quando estacionou em uma vaga prioritária para seu filho com TEA. O shopping imediatamente agiu, adicionando sinalizações nas vagas e criando o Espaço Aconchego, com a consultoria da Luana Eloá, fundadora do TEAcolher Brasil.
Este ambiente foi projetado para ser um refúgio, onde é possível ajustar a intensidade da iluminação, ouvir música relaxante via Bluetooth e reduzir os ruídos com abafadores. Há também balanços, brinquedos interativos e assentos confortáveis disponíveis. Luana liderou o treinamento das equipes para atender às necessidades das pessoas com TEA e suas famílias de maneira sensível e sem discriminação. O shopping também oferece crachás identificadores para visitantes com TEA, garantindo atendimento prioritário.
O Shopping também se esforça para tornar sua programação mais inclusiva. Eles praticam a “Hora do Silêncio” em todos os eventos, reduzindo estímulos sonoros e visuais para proporcionar uma experiência mais equilibrada e agradável para as crianças com TEA.
A entrada para a criança autista é totalmente gratuita e seu acompanhante só paga metade do valor do ingresso. Para aproveitar esses benefícios especiais, traga o laudo médico da criança autista.
O parque aquático localizado na cidade de Andradina, no interior de São Paulo, se tornou o primeiro parque aquático do Brasil totalmente preparado para receber crianças autistas.
as crianças autistas não pagam entrada. Além disso, elas têm direito a fila preferencial, e os acompanhantes ganham desconto no ingresso. Para garantir que todos permaneçam juntos e se divirtam, o parque registra todos os acompanhantes no mapa de acessibilidade.
Crianças autistas e seus acompanhantes não pagam entrada e têm direito a estacionamento gratuito em frente ao parque, pulseira azul e passaporte especial na entrada, além da conveniência de não precisar esperar nas filas das atrações. O Parque conta ainda com a Fazendinha “Fala Bicho”, que traz uma proposta ao ar livre e possibilita maior proximidade dos visitantes com os animais, buscando ainda levar conhecimento sobre a conscientização quanto aos animais, bem como preservação de espécies e da natureza
Essas iniciativas demonstram um compromisso em criar um ambiente acolhedor e inclusivo para todas as crianças, independente de suas necessidades especiais. O Dia das Crianças é uma oportunidade de celebrar a diversidade e garantir que todas as crianças possam aproveitar esse momento especial.
Localizado na Lapa, o Museu da Imaginação é um espaço interativo dedicado às crianças. O museu oferece atividades sensoriais e educativas que são adaptadas para crianças autistas, promovendo a inclusão através do lúdico e do aprendizado.
Espaços preparados para receber crianças dentro do espectro autista em São Paulo
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Preços: Gratuito