Por Denise Oliveira
Criado em 07/06/23
Foto: Divulgação/Disney+
Quando os filhos crescem, chega a hora de falar de temas mais sérios em casa, como o respeito às diferenças, identidade e as responsabilidades da vida adulta.
Os curtas-metragens infantis podem ser uma ótima ferramenta para conversar sobre esses assuntos com os pequenos.
São produções regadas de metáforas, que trazem uma mensagem subjetiva, mas que ensinam valores como amizade, respeito e amor ao próximo. Preparamos uma lista com 10 sugestões para assistir. Confira!
Um gatinho de rua e um pit bull podem se tornar grandes amigos? Por incrível que pareça, sim! Apesar de ser arisco, o gato sente pena do cachorro e ajuda-o a fugir dos homens que estavam maltratando ele.
Por sorte, os amigos improváveis encontram novos donos. O filme traz uma reflexão sobre a importância da adoção dos animais de rua.
Vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação de 2020, o filme acompanha a história de um homem que tenta ajudar a filha Zuri, de sete anos, a pentear os cabelos. A produção trata de forma lúdica a aceitação e representatividade.
Um pai descobre que seu filho é diferente das outras crianças e tenta mantê-lo salvo dos julgamentos da vizinhança. Mas quando a habilidade do menino se torna pública, o homem precisa escolher entre esconder ou aceitar o filho como realmente é.
Um garotinho de 10 anos descobre uma forma especial de se comunicar com seu avô, Napo, que sofre de Alzheimer. Para tentar ativar as memórias do velhinho, o menino reinterpreta fotografias por meio de desenhos.
Uma história comovente sobre a importância do acolhimento da família para o bem-estar dos pacientes que sofrem com a doença. A animação brasileira foi apresentada em mais de 60 festivais ao redor do mundo e coleciona 20 prêmios internacionais.
Leia Mais: Napo: curta-metragem brasileiro traz história emocionante de neto e avô que sofre de Alzheimer
O curta-metragem apresenta a rotina de um pai e um filho, que têm visões diferentes sobre o mundo. Enquanto o pai enxerga tudo cinza, o garotinho consegue ver cor e alegria por onde passa.
O curta traz várias interpretações sobre como o trabalho, o cansaço e as responsabilidades do a dia a dia ofuscam os simples prazeres da vida. Para os pais, é uma reflexão sobre a forma de criar os filhos neste mundo caótico, em que tudo é feito no automático.
Leia Mais: Cinema em casa: animação em 3D “Alike” traz reflexões sobre a paternidade e educação infantil
Um garoto passa a maior parte do tempo jogando videogame e, em um certo dia, recebe um presente surpresa de sua mãe: um cãozinho brincalhão.
Quando o animal chega na casa, o menino não é muito receptivo, mas não demora muito tempo para ele aceitar o novo amigo, já que ambos têm uma característica em comum: a deficiência física.
Em apenas quatro minutos, o curta mostra que a relação entre humanos e pets vai muito além da amizade.
O respeito às diferenças e amor ao próximo é o tema central deste curta! O filme conta a história de amizade entre a pequena María e seu novo companheiro de orfanato, Nicolás, um garotinho portador de paralisia cerebral.
Os dois passam a brincar todos os dias, com a ajuda de cordas, um símbolo que María guardara para o resto da vida para lembrar-se de seu amigo. O curta recebeu o Prêmio Goya de melhor curta-metragem de animação em 2014.
A busca pela felicidade e o consumo desenfreado em uma sociedade caótica leva as pessoas para um mundo de ilusão. Este é o recado do curta-metragem, que constrói uma metáfora sobre o mundo atual. Mas, ao invés de humanos, o planeta é dominado por ratos.
Um garoto acompanha seu pai e seu avô numa noite de trabalho pela primeira vez. Quando os três remam mar adentro e não enxergam mais terra à vista, eles param e esperam. Até que, de repente, a lua aparece e o menino fica encantado. Agora, os três precisam trabalhar juntos.
O curta provoca uma reflexão sobre a relação entre a família e a proximidade entre as gerações.
Leia Mais: Vale Night! Confira 10 filmes clássicos que estão disponíveis em streaming
Uma reflexão sobre identidade e a forma como as pessoas tentam se encaixar no mundo. Em uma sociedade onde as lâmpadas brilham, independente do seu estado emocional, um jovem sente-se perdido e não consegue achar seu próprio caminho, até descobrir novas formas de se reconectar consigo mesmo.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 07/06/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74