No próximo dia 25 de abril, domingo, é comemorado o Dia Internacional Contra a Alienação Parental, que consiste na interferência direta da formação psicológica de crianças e adolescentes feita não apenas pelos pais, mas também por seus avós ou qualquer outro adulto que cumpra o papel de tutor. Desde o ano passado, com o início da pandemia, os atos de alienação aumentaram, muito porque, neste período, também cresceu o término de relacionamento entre casais, fato que repercutiu diretamente no trato diário com os filhos. Com as separações, muitos destes pequenos têm ficado afastados do pai ou da mãe (a depender de quem tem a guarda), além do restante da família – por conta do isolamento social – fato que tem impactado diretamente no lado emocional dessas crianças.
O tema é muito importante, tanto que que será tema da Oficina de Pais e Mães, que é organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e tem o objetivo de mostrar aos pais separados como precisam se portar em relação aos filhos e, desta maneira, minimizar as práticas características da alienação parental. O curso tem 20 horas de duração, é totalmente online, gratuito, e dividido em cinco módulos: a experiência da separação para os adultos; a experiência da separação para seu filho; você, seu filho e seu par parental; alienação parental; e, por último, escolhas.
Para receber o certificado de conclusão, os alunos deverão ter, pelo menos, 70% de acerto nas questões avaliativas apresentadas ao longo do curso. Além disso, as pessoas que se inscreverem terão acesso a vídeos, textos sobre o tema e espaços de discussão para debater com outros participantes. Faça a inscrição aqui.
Curso gratuito sobre alienação parental
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Horários: disponível online
Preços: Gratuito