Da Redação
Criado em 02/07/20
Fotos: Reprodução / Divulgação
Valentinas, Enzos, Alices, Felipes… Já imaginou quantas pessoas tem o mesmo nome no Brasil? Sabia que é possível fazer essa descoberta? O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza gratuitamente um site e aplicativo com essa informação, no qual é possível pesquisar qualquer nome. Por enquanto, o app “Nomes no Brasil” está disponível apenas para Android.
Com a ferramenta é possível pesquisar um nome e descobrir sua popularidade, em que estados aparece mais, quais são as suas variações e até mesmo acompanha um gráfico evolutivo, que mostra a partir de que década o nome pesquisado se tornou mais popular, ou caiu em desuso. Somente são apresentados os nomes cuja frequência é maior ou igual a 20 para o total Brasil.
Para pesquisar um nome, o usuário precisa apenas inserir o que deseja buscar na caixa referente. É possível selecionar uma busca que abranja o país todo, ou definir um estado. No caso da opção por estado, é possível até mesmo filtrar a pesquisa por cidades.
Na tela de resultados, há uma série de informações referentes ao nome que o usuário escolher: frequência absoluta, que reflete a popularidade entre a população brasileira; a percentagem do nome diante do total; posição no ranking de popularidade e o estado em que ele é mais comum.
Além disso, há um gráfico que mostra a evolução do nome ao longo das décadas, tabelas que mostram o total de ocorrências por estado e uma listagem, que apresenta variações do nome no país. Ao fim da busca, o usuário ainda pode compartilhar os dados nas redes sociais.
Segundo o IBGE, a partir dos dados do Censo 2010, foi possível determinar que existem 130.348 primeiros nomes diferentes. Do total, 63.456 são masculinos, enquanto que 72.814 femininos. Há nomes comuns aos dois sexos e os campeões disparados são José, atribuído a 5,7 milhões de brasileiros, e Maria, para 11,7 milhões de mulheres.
Interessante é ver como o futebol influencia nos nomes dos brasileiros. O sinal mais claro é o boom de Romários na década de 1990. O Censo contabilizou 59.881 xarás do Baixinho, que ganhou esse nome em homenagem dos pais a um radialista das antigas.
Mas quem chama atenção mesmo é Riquelme, um dos nomes (na verdade é sobrenome de Juan Román) com maior crescimento de registro no país neste século, chegando a 14.391 registros no Censo. Carrasco de Palmeiras e Grêmio em finais de Libertadores, o argentino ganhou simpatia de muitos brasileiros até na certidão de nascimento.
O nome Neymar teve um crescimento até 2010, mas certamente terá um boom na próxima pesquisa a ser divulgada, assim como Messi, que já possui muitos registros no Brasil.
Confira alguns nomes ligados ao futebol encontrados no censo:
Para conferir a pesquisa e pesquisar nomes, clique aqui!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 02/07/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74