Por Daya Lima

Criado em 08/04/21

Fotos: Reprodução / Divulgação

Atenção pais! Crianças podem reproduzir falas negativas e preconceituosas ditas por adultos

Compartilhe

Um estudo realizado pelo Departamento de Psicologia e Desenvolvimento Humano da Universidade Vanderbilt, em Nashville, nos Estados Unidos, publicado na revista Child Development, constatou um dado interessante sobre o comportamento dos pequenos. De acordo com a pesquisa, crianças que ouviram palavras negativas sobre determinado grupo de pessoas desenvolveram opiniões preconceituosas. A pesquisa é um alerta para os pais e mães no que diz respeito à educação das crianças, já que elas são atentas e tendem a repetir o comportamento dos pais. 

O estudo foi realizado com 121 crianças de 4 a 9 anos. A experiência aconteceu da seguinte forma: os participantes estavam distraídos, desenhando e fazendo outras atividades, de repente, uma videochamada entrou no ar com pessoas atribuindo características negativas aos personagens fictícios “Flurps” e “Gearoos”. 

Após ouvirem as pessoas falando no vídeo, as crianças maiores de 7 anos expressaram opiniões mais negativas em relação aos “Flurps” e “Gearoos”. As mesmas crianças foram entrevistadas duas semanas depois e continuaram com o mesmo pensamento. Em contrapartida, os participantes de 4 e 5 anos que ouviram as opiniões sobre os personagens fictícios não expressaram reações preconceituosas. Segundo o estudo, esse fato pode estar relacionado aos períodos mais curtos de atenção das crianças menores e à capacidade de captar as informações.

Os pais são modelos para os filhos

Para a psicóloga Wanessa Garcia Oliveira, na primeira infância, a criança não sabe o porquê e o que significa tudo o que ouve e repete. Os pequenos apenas repetem coisas, sejam boas ou ruins. A percepção de negatividade, se algo é certo ou errado, conveniente ou não, vai depender das regras sociais e valores ensinados pela família e pelo ambiente.

“As crianças tendem a reproduzir tudo o que é visto e ouvido seja negativo ou positivo, porque grande parte da aprendizagem nos primeiros anos de vida ocorre por imitação. Desde bebê, a criança tenta imitar o sorriso dos pais ou articular a boca para tentar imitar a forma de falar do adulto”, disse a especialista. 

Em relação à educação dentro de casa, a psicóloga alerta que, a princípio, a criança não tem ideia de que certas falas sejam negativas. São as atitudes conjuntas dos adultos que vão dando sentido negativo ou positivo. Se ela vê os pais satirizando ou desprezando algo ou pessoas, ela imita. Nesse sentido, os valores cultivados no lar moldam o caráter e as atitudes dos filhos.

Como conversar sobre preconceito com as crianças?

Muitos pais e mães têm dúvidas de como conversar com os filhos sobre este tema tão delicado. Nestes casos, a dica é ensinar antes o que é respeito. “Quando o padrão de educação não é o de respeitar a todos, sempre vai existir preconceito. Há pessoas que se orgulham de dizer que não têm preconceito em relação às diferentes raças, ao mesmo tempo que trata com sarcasmo pessoas religiosas, por exemplo. Pais assim pensam que estão ensinando seus filhos a não serem preconceituosos, sendo que estão passando a ideia de que alguns grupos devem ser aceitos e outros satirizados ou rejeitados”, complementa a especialista. 

Wanessa Garcia é psicóloga, neuropsicóloga, psicopedagoga, mestra e doutora em Psicologia Experimental, pesquisadora do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva do Instituto de Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 08/04/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74