Por Daya Lima

Criado em 05/05/22

Divulgação/ Maya

Para se emocionar! Mãe de criança com deficiência no interior do Sergipe transforma solidão em solidariedade com mais de 3,5 milhões de apoiadores na internet

Compartilhe

Dá uma olhada nessa história! Uma mãe do interior de Sergipe cuidava sozinha, há mais de uma década, de seu filho com deficiência quando decidiu, em 2015, se informar mais e compartilhar as suas experiências em torno da maternidade.

Seu nome é Márcia Freire, mãe do Rodrigo, diagnosticado com uma síndrome rara, conhecida como Rubinstein-Taybi (SRT), quando tinha um ano de idade.

Rapidamente, o despretensioso grupo do Facebook começou a crescer e se tornou uma das maiores comunidades das redes sociais, hoje formada por quase 3,5 milhões de pessoas: o Crianças Especiais, que dá apoio a famílias de crianças e adolescentes com deficiência.

Leia mais: Vamos ajudar! Coletivo Apoio à Maternidade Solo busca apoiadores em SP para ajudar mães solo

“Fui surpreendida com a adesão de pessoas de todo o Brasil que, assim como eu, também se sentiam muitas vezes sozinhas, e precisavam de informação e de orientação”, conta Márcia.

Em seguida, passou a compartilhar a administração do grupo com a advogada Letícia Lefevre. Elas se conheceram por meio da comunidade e o sonho de auxiliar outras famílias crescia junto com a comunidade.

Infelizmente, em dezembro de 2020, o Rodrigo faleceu aos 17 anos, mas isso não fez Márcia desistir de continuar colaborando com as famílias.

“Meu filho tinha suas dificuldades trazidas pela síndrome, mas vivia bem. Apesar da sua partida, eu senti que precisava continuar, pois assim como eu que moro no interior, em uma cidade que não tem sequer uma ONG para nos orientar, há outras tantas pessoas na mesma situação que seguem cuidando de seus filhos”, afirma Márcia, de 45 anos.

Ao longo dos anos, a comunidade atraiu novos integrantes de todos os estados do Brasil e também do exterior, principalmente em Portugal (87 mil), México (39 mil) e Argentina (36 mil). E este ano veio a boa notícia: o Crianças Especiais foi selecionado para ser uma das 11 comunidades brasileiras escolhidas pelo Facebook para fazer parte de um programa global de aceleração, o Aceleradora de Comunidades 2021.

Leia mais: Com mais de meio milhão de cegos e 6,5 milhões de deficientes visuais, apenas 1% dos livros são transcritos para o Braile no Brasil

A jornada de aceleração inclui mentoria, peer learning, conexão com o ecossistema e suporte financeiro. Como resultado da aceleração, em 2022 o Crianças Especiais lança o curso online “Tudo sobre os Direitos da Criança com Deficiência”, o qual você pode acessar aqui.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 05/05/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74