Por Daya Lima

Criado em 08/10/21

Foto: Divulgação/ Pexels

Dia das Crianças: especialista dá dicas de como ensinar os filhos a economizar e administrar bem o dinheiro

Compartilhe

O Dia das Crianças está chegando e é uma ótima data para começar a ensinar os pequenos sobre administrar bem o dinheiro para planos futuros. Já que eles começam a pedir cada vez mais presentes. Para ajudar os adultos nessa tarefa, o especialista em planejamento financeiro e diretor da Allea WM, Francisco José Levy, lista algumas dicas essenciais.

Ensinar as crianças a lidar bem com dinheiro pode começar desde cedo, e este processo vai evoluindo conforme a faixa etária. Dos 3 aos 5 anos, o especialista sugere que seja adotado o clássico cofrinho para guardar moedas e começar a economizar aos poucos para comprar o brinquedo tão desejado no aniversário ou Dia das Crianças.

Dos 6 aos 8 anos, o senso de solidariedade também deve ser introduzido. A dica é dividir os recursos recebidos da mesada em uma parte para gastos, outra para poupança e uma terceira para ajudar pessoas mais necessitadas. Aos 9 anos, o especialista recomenda criar uma conta bancária para as crianças guardarem suas economias. Já existem bancos que oferecem contas kids, com o acompanhamento dos responsáveis. A partir dos 12 anos, a semanada se torna mesada, pois a criança começa a fazer planos de longo prazo, como comprar um videogame ou um smartphone, por exemplo.

“Ajudar as crianças a lidar com dinheiro e planejar o uso dos recursos desde pequenos vai torná-las adultos mais conscientes da necessidade de planejar, investir em ganhos melhores e rever o planejamento de vida sempre para que seja possível atingir os objetivos com maior facilidade”, disse o especialista.

Os pais e mães também podem optar por remunerar as crianças por pequenas tarefas, como lavar a louça, pois ajuda a criar o entendimento que o dinheiro é fruto do trabalho. Se a criança quer um brinquedo que custa R$50, pode poupar R$10 por semana até juntar a quantia.

Para quem não costuma dar dinheiro para os filhos, uma alternativa é envolvê-los no orçamento familiar, mostrando restrições e objetivos, como uma reforma na casa, comprar uma cama ou guarda-roupa novo, por exemplo.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 08/10/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74