É comprovado a importância que bebês e crianças sejam estimulados a brincarem. “O brincar é fundamental para a formação da criança. pois ela se apropria-se da realidade, estabelece as suas relações sociais e utiliza toda a sua corporeidade, nas suas dimensões motora, cognitiva e afetiva”, explica Rogéria Sprone, Diretora Pedagógica do Colégio Joseense, no interior de São Paulo.
As crianças usam as brincadeiras para imitar a realidade e assim se desenvolverem e descobrir novas coisas, novas visões e até novas habilidades. Uma brincadeira muito importante nessa fase é a contação e interpretação de histórias.
Os brinquedos educativos são uma forma fantástica das crianças aprenderem por meio da diversão. Eles são excelentes para incentivar o senso de resolução de problemas, desenvolvimento motor e habilidades sociais. Além disso, contribuem com a autoconfiança dos pequenos, auxiliando no desenvolvimento da linguagem e da matemática de maneira criativa.
Outros benefícios das brincadeiras educativas são que elas encorajam o raciocínio lógico, melhoram o desenvolvimento dos sentidos, aperfeiçoam a capacidade de resolução de problemas, ajudam a aprimorar a criatividade, estimulam o desenvolvimento emocional e social e intensificam a concentração.
É de extrema importância que a família brinque junto e encoraje as crianças a criarem brincadeiras.
Os benefícios das brincadeiras em família, tanto para crianças, como para adolescentes, é que se torna uma forma de criar vínculos com seus entes e aumentar o senso de empatia.