Por Daya Lima
Criado em 02/05/22
É comprovado a importância que bebês e crianças sejam estimulados a brincarem. “O brincar é fundamental para a formação da criança. pois ela se apropria-se da realidade, estabelece as suas relações sociais e utiliza toda a sua corporeidade, nas suas dimensões motora, cognitiva e afetiva”, explica Rogéria Sprone, Diretora Pedagógica do Colégio Joseense, no interior de São Paulo.
Leia mais: Crianças de antigamente? Relembre 7 brincadeiras de rua para ensinar e brincar com os pequenos
As crianças usam as brincadeiras para imitar a realidade e assim se desenvolverem e descobrir novas coisas, novas visões e até novas habilidades. Uma brincadeira muito importante nessa fase é a contação e interpretação de histórias.
“Quando brinca de faz de conta, a criança assume papéis, desenrola um enredo e constrói interações. Através dessa representação ela demonstra sentimentos, angústias, alegrias, incômodos e suas impressões do dia a dia. Elas conseguem expressar suas dificuldades, contradições e se sentem motivadas a lidar com o acaso, uma vez que a história é construída no desenrolar da brincadeira”, complementa Rogéria Sprone.
Os brinquedos educativos são uma forma fantástica das crianças aprenderem por meio da diversão. Eles são excelentes para incentivar o senso de resolução de problemas, desenvolvimento motor e habilidades sociais. Além disso, contribuem com a autoconfiança dos pequenos, auxiliando no desenvolvimento da linguagem e da matemática de maneira criativa.
Outros benefícios das brincadeiras educativas são que elas encorajam o raciocínio lógico, melhoram o desenvolvimento dos sentidos, aperfeiçoam a capacidade de resolução de problemas, ajudam a aprimorar a criatividade, estimulam o desenvolvimento emocional e social e intensificam a concentração.
É de extrema importância que a família brinque junto e encoraje as crianças a criarem brincadeiras.
“É importante que a criança tenha alguém para brincar junto e interagir em diversas atividades: criação e contação de histórias, jogos, fantasias, exercícios de movimento (pega-pega, esconde-esconde, entre outros), são alguns exemplos de brincadeiras importantes para essa fase”, indica Rogéria.
Os benefícios das brincadeiras em família, tanto para crianças, como para adolescentes, é que se torna uma forma de criar vínculos com seus entes e aumentar o senso de empatia.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 02/05/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74