Da Redação
Criado em 13/03/20
Fotos: Reprodução / Divulgação
Novas medidas são adotadas no Estado de São Paulo devido à pandemia do coronavírus, o Covid-19. Em nota oficial, o Governador João Doria confirmou, nesta sexta-feira (13), que São Paulo vai intensificar as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Em acordo com o Ministério da Saúde, ficou definido que haverá interrupção gradual das aulas na rede estadual de ensino a partir de segunda-feira (16). Escolas da rede privada não são obrigadas a aderir e podem optar ou não por suspender as aulas, mas a maioria deve seguir a recomendação e adotar as mesmas medidas nos próximos dias. A medida é polêmica pois muitos especialistas afirmam que suspender as aulas pode inclusive acelerar a crise no sistema de saúde, visto que as crianças ficando em casa podem contaminar para os idosos, que são o grupo de risco.
“A partir da próxima segunda-feira qualquer aluno que puder não frequentar a escola, não frequente, desde que a solução da família não seja deixar essa criança com os avós. A medida vale até a próxima semana quando haverá uma nova coletiva para explicar os próximos passos”, orienta Bruno Caetano, secretário de educação do Estado. Embora esta seja a orientação, as atividades escolares não serão canceladas na semana de 16 a 20 de março.
Na semana que vem, as escolas permanecerão abertas para receber as famílias dos alunos e oferecer orientações. Uma delas é evitar que crianças e jovens fiquem em casa com os avós ou parentes com mais de 55 anos. Os idosos formam o grupo mais vulnerável aos sintomas respiratórios graves provocados pelo covid-9.
Rossieli, secretário da educação no estado, declarou que as aulas não serão suspensas de forma repentina, visto que as famílias precisam se organizar, a comunicação será feita durante toda a semana que vem.
Entre os dias 16 e 20 de março, os alunos que já tenham condições de permanecer em casa com responsáveis, com idade inferior a 55 anos, não necessitam ir às escolas.
A retomada do ano letivo só será definida conforme o avanço do coronavírus for contido no Estado de São Paulo.
No caso das universidades, João Doria afirmou que todas as instituições públicas estão com as aulas suspensas, a recomendação é que as universidades privadas também suspendam as aulas.
O fechamento de escolas tem sido uma das medidas adotadas por alguns países, sobretudo, onde a situação está mais grave. Segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), até sexta (13), 29 países no mundo já tinham adotado a atitude, impactando quase 400 milhões de estudantes. Outros 20 países tem fechamentos localizados em apenas alguns estados, como é o caso do Brasil.
Leia mais: Coronavírus, veja algumas dicas que ajudam na prevenção!
Leia mais: Coronavírus: precisa cancelar passagem aérea? MPF recomenda o cancelamento sem taxas!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 13/03/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74