Por Priscilla Negrão
Criado em 13/01/22
Fotos: Reprodução / Divulgação
Eventos, atividades esportivas e shows no Estado de São Paulo poderão ter sua capacidade máxima de público reduzida novamente, a no máximo 70% da ocupação, e todos devem exigir o comprovante de vacinação completa, para combater a disseminação do novo coronavírus no estado de SP. Essa foi a recomendação do Governador de São Paulo, João Doria, anunciada em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta-feira, 12 de janeiro.
“Após a constatação de uma alta elevação no número de casos de Covid-19 em São Paulo e deliberação dos médicos, o governo decidiu recomendar que organizadores de eventos públicos, principalmente musicais e esportivos, que reforcem medidas preventivas para evitar a disseminação da Covid”, afirmou Doria.
Após a constatação de uma alta elevação no número de casos do coronavírus em São Paulo e deliberação dos médicos que compõe o Comitê Científico do Estado de SP, o Governo decidiu recomendar que organizadores de eventos públicos, especialmente os musicais e esportivos, reforcem medidas preventivas para evitar a disseminação da Covid-19:
Segundo Doria, o comércio e o setor produtivo do agronegócio e da indústria não terão restrições. “Quero tranquilizar o comércio e o setor de serviços. Não há nenhuma recomendação, até o presente momento, de restrições que poderiam ser implementadas. Há sim cautela e uma recomendação expressa para que as pessoas usem máscaras todo o tempo”.
Foi anunciada a prorrogação do uso de máscaras até 31 de março em todos os ambientes.
Além de evitar aglomerações, o uso de uma máscara com o poder de filtragem maior tem sido recomendado pelos especialistas. O modelo PFF2, por exemplo, consegue reter as partículas contaminadas, os chamados aerossóis, que podem ficar suspensos no ar por horas, especialmente em ambientes sem ventilação. O poder de filtragem da PFF2 é superior a 95%.
Especialistas apontam que a variante Ômicron se espalha mais rapidamente que o sarampo, o que indica que é o vírus mais contagioso da história. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), onde a nova cepa chega se torna dominante em semanas. O número de novas infecções tem indicado isso, como recordes diários.: na última terça-feira, 11 de janeiro, foram registrados 3,28 milhões de novos casos em 24 horas no mundo. Foi a primeira vez que o registro diário ultrapassou a casa dos 3 milhões.
Jogos reduzidos em 30%, o restante depende da prefeitura
No caso de jogos de futebol, a medida é uma determinação e não apenas uma recomendação, e a redução de 30% no volume de público dos jogos será aplicada a partir de 23 de janeiro.
Já no caso de eventos, shows e atividades esportivas diversas (ou seja, exceto jogos de futebol), a decisão final sobre a redução ou não na capacidade de público caberá às prefeituras – cada município poderá analisar o panorama e decidir sobre o tema.
Por enquanto, a prefeitura de São Paulo decidiu cancelar o Carnaval de rua deste ano. A medida foi adotada por conta do crescimento de casos de Covid-19. Até o momento, os desfiles das escolas no sambódromo do Anhembi estão mantidos.
Já em Ribeirão Preto, diante do aumento de casos de Covid-19 e gripe na cidade, a prefeitura já anunciou medidas restritivas para eventos nesta terça-feira, 11 de janeiro:
Internações em UTIs aumentaram 58% no Estado de SP
Na coletiva foram divulgados os dados da Covid-19 no Estado consolidados até o dia 12 de janeiro:
“Estamos enfrentando uma pandemia dos não vacinados, dos que não completaram a vacinação e das crianças não vacinadas, esses dois grupos são os responsáveis por esse acréscimo que vislumbramos no número de internações e de casos”
– João Gabbardo, coordenador executivo do Centro de Contingência Contra a Covid-19 de São Paulo
Na coletiva o governo anunciou ainda a compra de mais 2 milhões de testes rápidos para Covid-19 e o lançamento da plataforma de cadastro para a vacinação infantil. Os pais já podem incluir as crianças de 5 a 11 anos no pré cadastro para vacinação infantil contra a Covid-19, clicando aqui.
“São Paulo está pronto para iniciar a vacinação infantil da Covid-19 da forma mais efetiva possível e a capacidade de vacinação do Estado é de 250 mil crianças por dia“, afirmou Dória.
Leia mais: 84% das famílias de São Paulo pretendem vacinar crianças contra a Covid-19
Torcida reduzida nos Estádios
Os estádios que vão receber o Campeonato Paulista, cujo início está marcado para o dia 23 de janeiro, terão suas ocupações limitadas a 70% do público, com exigência de apresentação de comprovante completo de vacinação (gere o Estadual aqui e o nacional aqui).
“Em relação ao futebol, isso se aplica a partir do dia 23 de janeiro, com a volta do Campeonato Paulista de futebol. A partir dessa data, o limite é de 70% de ocupação dos estádios. A Copinha, a Copa São Paulo que acontece agora, embora tenha repercussão, tem público diminuto, então não há necessidade de estabelecer restrição”, disse o governador.
De acordo com Doria, a Federação Paulista de Futebol já foi informada e orientada sobre esta restrição. A medida deverá ter pouco impacto para os times paulistas, visto que desde que a volta total do público nos Estádios foi liberada, apenas em metade dos jogos do Campeonato Brasileiro (48% para ser exato) os cinco clubes que disputaram a primeira divisão chegaram a ter 70% da capacidade máxima de seus estádios.
Leia mais: Mãe cria abaixo-assinado para filha participar de campeonato de futebol proibido para meninas
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 13/01/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74