Da Redação
Criado em 19/03/20
Fotos: Reprodução / Divulgação
Em tempos de pandemia do novo Coronavírus, a melhor prevenção é ficar em isolamento domiciliar e só sair em casos de extrema necessidade. Mas, mesmo estando longe do trabalho ou da escola, todo cuidado é pouco. Além de lavar as mãos regularmente com água e sabão e passar álcool em gel, especialistas recomendam limpar a casa regularmente para impedir qualquer resquício do vírus no ambiente.
“Alguns microorganismos ficam por muito tempo nas superfícies e só morrem com limpeza adequada”, disse o médico infectologista Sérgio Botti. Segundo ele, não precisa ser uma limpeza profunda, basta ser feita da maneira correta, diariamente e com produtos adequados, como álcool 70%, água e sabão, água sanitária e até desinfetante.
Esta é única forma de matar os microorganismos que ficam na superfície dos móveis e estão invisíveis a olho nu. O vírus reside apenas um minuto depois de ter contato com o álcool.
Até na hora da faxina o cuidado deve ser redobrado. O infectologista alerta que é preciso lavar as mãos com água e sabonete após a limpeza, mesmo tendo contato com produtos deste tipo. O uso de luvas também é uma dica importante na hora de lavar banheiros e limpar cômodos do quarto, onde as pessoas passam a maior parte do tempo.
Outra recomendação é higienizar utensílios, como esponjas, panos e flanelas com água e sabão, sempre que for utilizar novamente. Assim, tudo fica livre dos germes. A rotina diária de proteção individual continua. Lavar as mãos e o antebraço sempre, ao tossir e espirrar cobrir a boca e nariz e, claro, evitar sair de casa.
O tempo em que o microrganismo sobrevive nas superfícies varia de 1 hora até 3 dias, de acordo com um estudo publicado pela revista “New England Journal of Medicine”. A pesquisa apontou que o Aço inoxidável e o plástico são os materiais que mais prolongam a vida dos vírus.
Os melhores passeios no seu e-mail! Cadastre-se!Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 19/03/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74