Por Laércio Junior

Criado em 14/04/23

Foto: Divulgação/Pixabay

Consumo consciente: como ensinar a criançada a evitar o acúmulo de brinquedos?

Compartilhe

O consumo está presente na vida das pessoas desde o nascimento. Mesmo sendo criança, é comum que haja o acúmulo de brinquedos e, por consequência, a falta de uso de boa parte deles.

Por isso, é importante e necessário que a criançada receba instruções sobre o consumo consciente para que haja a formação de adultos comprometidos com o impacto ambiental e que gastem apenas o necessário.

Leia mais: TikTok delimita o tempo de uso de adolescentes para que eles fiquem menos tempo em frente às telas

Como posso ensinar ao meu filho sobre o consumo consciente de brinquedos?

Há algumas dicas para conscientizar a criançada sobre o consumo de brinquedos. A primeira delas é estimular a criatividade para que os pequenos possam inventar brincadeiras que não dependam exclusivamente do uso de brinquedos.

Além disso, também é possível transformar objetos de casa em brinquedos improvisados ou temporários, bem como se divertir com passatempos como jogos de interação em família.

Outra dica é incentivar aos filhos a doação de objetos que eles deixam de usar ao longo do tempo, conforme crescem e se interessam por outras opções de divertimento. 

A doação, além de dar um destino aos brinquedos em desuso, também evita com que haja um acúmulo de peças e estimula um gesto de solidariedade.

Uma outra alternativa surge como opção: a venda dos objetos na internet. Existem sites específicos para comercializar qualquer tipo de acessório, um exemplo é o Brinquedo Livre.

Na plataforma, é possível anunciar brinquedos usados e seminovos. O site conta com diferentes categorias de produtos, como gamers, tecnológicos, eletrônicos e colecionáveis. Além disso, há a divisão em faixa etária, que vai de 0 a 12 meses até todas as idades.

Quem busca brinquedos praticamente novos pode conferir o Brincou Trocou. Nele, é necessário fazer o cadastro, calcular as moedas necessárias para trocar os objetos e indicar quantas delas são suficientes para que a transação seja feita. Após o negócio ser concretizado, a postagem do passatempo é realizada através de um código sem custos.

Também há a possibilidade de vender brinquedos, acessórios, produtos de higiene e roupas através do Ficou Pequeno. No site, os anúncios são feitos sem custo algum e o envio pode ser realizado via Correios ou entregue pessoalmente. O portal fica com 20% do valor da negociação, além de cobrar uma tarifa de R$2,50 em pedidos a partir de R$25.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 14/04/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74