A Confraria da Dança de Campinas oferece, no dia 23 de julho, sábado, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, uma oficina de dança para crianças das 11h às 13h. Às 15h, acontece a apresentação de um vídeo baseado no espetáculo Brinquedos e Inventos Para Dançar seguido de bate-papo com o grupo.
Além dessas ações, o grupo promove ainda atividades na Oficina Cultural Oswald de Andrade voltadas ao público adulto e apresentações e oficinas em Campinas, tanto de suas apresentações para as crianças quanto para o público geral.
Uma pitada de “prosa de corpo” para a criançada embarcar numa gostosa brincadeira de inventar e dançar. Os coordenadores da oficina propõem um jogo em constante transformação para criar movimento e comunicação pelo corpo.
Exercícios de alongamento, aquecimento e desbloqueio muscular são introduzidos de forma lúdica, em meio a brincadeiras. A conscientização e exploração das estruturas ósseas e musculares além do estímulo aos sentidos, à emoção, às qualidades e fluxos de energia são desenvolvidos, resultando numa gostosa brincadeira dançada.
O público alvo da oficina são crianças acima de 7 anos e acompanhantes adultos. Há 20 vagas para a oficina, que recebe inscrições pelo link .
A Confraria da Dança convida a criançada para uma brincadeira de inventar movimentos e palavras, ligar pontos e emaranhar fios. Todos juntos embarcam numa história sem pé nem cabeça, ou melhor: com pés e cabeças dançando pra todo lado!
Uma ideia puxa a outra e a dança contamina bacias, bolas de meia, pedacinhos de papel, colheres, canecas e chaleiras. Cada criança da plateia imagina o que quiser e reinventa o universo com Brinquedos e Inventos para Dançar.
Segundo os fundadores da Confraria da Dança, Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, Brinquedos e Inventos Para Dançar tem uma relação forte com a língua portuguesa. Na obra, os intérpretes brincam com a sonoridade e o sentido das palavras, escapando de uma narrativa tradicional determinada por um começo, meio e fim.
A comunicação oral – a palavra em cena – é ingrediente presente na obra e acrescenta elementos que aproximam o público da linguagem corporal, enriquecendo o diálogo entre bailarinos e plateia.
As coreografias são embasadas por brincadeiras com aliterações, associação de ideias – com os múltiplos sentidos que uma palavra ou frase pode ter -, assim como a multiplicidade de palavras existentes e passíveis de serem inventadas para descrever ou reinventar algo ou alguma ação.
Oficina de dança infantil
Recomendado: a partir de 7 anos
Quando: Já foi
Horários: das 11h às 13h
Preços: Gratuito