Fotos: Reprodução / Divulgação

Tá chegando o irmãozinho: 8 livros para ajudar os pais a introduzir a chegada do bebê para os filhos

Compartilhe

Criado em 26/07/21

Chegou o grande momento de contar ao pequeno ou à pequena que, em breve, terão um irmãozinho em casa. Contar a novidade, em um primeiro momento, parece ser um ato inofensivo, capaz apenas de trazer alegria e expectativa para a chegada de uma nova pessoinha. No entanto, na prática, todo cuidado é pouco: muitas crianças não recebem bem a notícia. 

Isso porque, desde o seu nascimento, são acostumadas a terem tudo para si, desde o brinquedo novo em uma data especial, até a atenção exclusiva em momentos familiares. Fazê-los entenderem as mudanças não é tarefa fácil e buscar ajuda é fundamental. Para tanto, fizemos uma seleção de livros presentes no site da Amazon que, de forma lúdica e interativa, contribuem para que os pequenos amadureçam seus sentimentos e passem a enxergar a chegada de um irmãozinho como algo natural e divertido. Confira!

Para começar, o livro Neném outra vez! retrata a história do pequeno Rodrigo, de 8 anos. Certa vez, ao brincar de jogar bola no quintal recebeu a visita de uma linda borboleta que diz ser uma fada. E mais: promete ao garotinho realizar todos os seus desejos. Rodrigo, então, pede à borboleta para se tornar uma bebezinho novamente para, quem sabe, ter toda a atenção dos pais voltada para ele. Ao longo das 36 páginas, a autora Maria Rita Kehl traz ao debate temas importantes como o ciúme recorrente entre irmãos, amor próprio, o poder da vontade e a aceitação das mudanças impostas pela vida. E tem mais: todas as ilustrações do livro são assinadas por Laerte Coutinho.

Em Eu Adoro Meu Irmãozinho!, a personagem Caroline Crocodilo acaba de ganhar um novo irmãozinho. No entanto, assim como ocorre em muitos casos, ela não ficou muito feliz. Sentiu ciúmes pelo fato de o novo membro da família ocupar o espaço que ela mais amava, ou seja o colinho da sua adorável mamãe. Isso fez com que Caroline passasse a criticar o irmãozinho e dar a ele inúmeros defeitos. O desconforto foi tão grande que a jovem propôs à sua mãe que trocasse o pequeno crocodilo em uma loja de bebês por outro animal. O livro promete ajudar tanto os pais quantos as crianças a superarem essa fase, comum a tantas criancinhas pelo mundo.

Em mais um título para ajudar na tarefa de fazer as crianças aceitarem uma nova criança na família, Mas e eu?, trata o tema de um jeito fofinho. Na história, Breno – tomado pelo ciúmes provocado pela chegada de um irmãozinho, elabora, ao seu modo, um plano para retomar a atenção da sua mamãe e seu papai.

Quem, quando criança, não queria um mundo inteirinho para si? Isso mesmo. Quem aí não queria ter todos os brinquedos do mundo, a bola mais colorida, o triciclo azul, os quitutes da vovó, as histórias do vovô ou o colinho acolhedor e quentinho da mãezinha? No livro Eu só, só eu, as lindas ilustrações que cobrem as 36 páginas da obra ajudam a contar a história de um garotinho que viu a rotina de sua família mudar radicalmente após a notícia da chegada de um irmãozinho.

Todas as sensações observadas na vida das crianças que estão na iminência de ganhar um irmão ou uma irmã são retratadas no livro A irmã do Gildo. Em um dia qualquer, na hora de tomar o café da manhã, o pequeno elefante olha fixamente para a barriga de sua mãe, que está grande e redonda. Ele, automaticamente, pensa que ela deve ter comido demais. Ledo engano. Sua irmãzinha, Laurinha, chegou ao mundo pouco tempo depois. Junto com ela, diversas mudanças: compartilhar os brinquedos, as risadas, a atenção de sua mamãe, entre outros sentimentos que se afloram em Gildo.

Os pais precisam, mais do que nunca, estarem preparados para contornarem o bombardeio de informações e sentimentos que o filho vai receber e sentir com a chegada do irmão, sobretudo o ciúmes. Com ilustrações ricas, o livro Eu (não) gosto de você! ajuda os leitores, por meio de linguagem lúdica, a lidarem e vivenciarem esse momento importante.

Se engana quem acha que são apenas os pequenos que ficam “perdidinhos” com a chegada de uma nova criança na família. Em Nós agora somos quatro, muitos leitores vão se deparar com semelhanças entre a história e sua vida real, com os horários de dormir totalmente alterados, aquela barulheira com choro de bebê e a comida fria no prato para atender às necessidades da criancinha no meio da refeição. Cheio de ilustrações, o livro traz aos adultos e as crianças as dores e as delícias de se ter uma nova criança no lar.

Já o livro Tem gente nova no pedaço mostra a face complicada da criança que é acostumada a ser o centro das atenções na condição de filho único. De uma hora para outra, se vê, digamos, preterido por um pequeno que acabou de chegar e chama mais atenção que ele com um simples gemido.

Neném outra vez!

1

Eu Adoro Meu Irmãozinho!

2

Mas e eu?

3

Eu só, só eu

4

A irmã do Gildo

5

Eu (não) gosto de você!

6

Nós agora somos quatro

7

Tem gente nova no pedaço

8

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74