Foto: Divulgação / Canva
As crianças conseguem fazer perguntas profundas e ao mesmo tempo criativas, que podem te deixar sem palavras e até precisar pensar antes de responder.
Foi aí que surgiu a ideia do livro “Posso Fazer uma Pergunta? Crônicas para Salvar os Unicórnios”, de Gisele Monteiro, mãe de duas filhas, professora universitária e doutora em Letras pela USP.
O livro é ideal para mamães que esperam pelo 2° filho e pretendem preparar o irmão mais velho para a chegada do bebê.
Em forma de crônicas, a autora viu como uma forma de apoiar os pais a entenderem ou relembrarem de como é ser criança, além de ensinar a prática da escuta ativa.
Leia mais: “Lute como uma garota, lute como Nise da Silveira”
A autora conta 26 histórias profundas e reflexivas, que são curtas e com linguagem simples, ideal para aqueles que desejam retornar ao hábito de leitura.
Além disso, ela deseja proporcionar aos leitores uma perspectiva do mundo com mais leveza, beleza e inocência.
Ela também reforça a importância de dar a devida atenção às perguntas inusitadas dos pequenos, porque foi através delas que Gisele pôde perceber medos reais de suas próprias filhas, disfarçados na fantasia.
A partir das perguntas que suas filhas fizeram ao longo dos anos, a autora nos traz crônicas protagonizadas pelo olhar da criança. Cada texto é um convite à conversa e um lembrete de que vale a pena manter olhos e ouvidos bem abertos para não perder a beleza que mora no simples. Aqui você encontra crônicas para salvar os unicórnios da extinção, mas talvez elas também te salvem um pouco.
1
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74