Fotos: Reprodução / Divulgação
Após perder seu filho para a leucemia, a historiadora Carla Camargo decidiu eternizar a memória do pequeno Mateus em um livro infantil, que também tem o objetivo de ajudar famílias que passam pela mesma situação. Intitulado “A Princesa Medula”, a história do livro foi narrada pelo próprio Mateus enquanto aguardava para realizar uma cirurgia de transplante de medula. O livro foi financiado por 150 apoiadores e em breve será lançado em e-book.
A história da Princesa Medula surgiu como uma forma que Carla encontrou para entreter o filho durante os tratamentos. Foram quatro anos de idas e vindas ao hospital, onde ela sempre tentava levar a situação de uma forma leve, usando diversas técnicas como transformar bolsas de quimioterapia em “roupas” de super-heróis e dizer ao filho que os exames eram para monitorar seus super poderes.
Uma dessas técnicas criadas por Carla foi chamar carinhosamente o processo de transplante de “A Busca pela Princesa Medula”. “A medula virou uma princesa. O corpo dele era um reino. A leucemia, um monstro que devíamos destruir. Os blastos eram mini guerreiros desse monstro que o atacavam por todos os lados. E a doação de sangue, um jeito de fortalecer o Super Mateus para passar por essa batalha corajosa”, comentou.
Durante o tratamento, mãe e filho tinham a ideia de escrever uma história infantil para auxiliar crianças a entenderem esse processo. E então, dias antes da cirurgia, Mateus se sentou no sofá do hospital e começou a narrar a história, que foi anotada pela mãe e agora transformada em um livro, como ele queria.
“A Princesa Medula é, sem dúvidas, uma mensagem de força e encorajamento não apenas a quem passa por um processo de leucemia, mas uma forma de encorajar também famílias, amigos e desconhecidos a entenderem que todos somos responsáveis nesse tratamento, nessa recuperação: doar sangue salva vidas”, afirma Carla.
Para ficar por dentro do lançamento, siga o perfil oficial do livro no Instagram.
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74